Nutec realizará análises de água mineral para a Agência Nacional de Mineração

24 de junho de 2021 - 19:30 # # # # # #

O laboratório da instituição é o único do Estado com as características exigidas pela portaria SEI 819, de 3 de dezembro de 2018

Em reunião realizada nesta quinta-feira (24), na Agência Nacional de Mineração (ANM), o presidente do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães, esteve com o gerente regional da ANM no Ceará, Ricardo Sena. Na ocasião, os gestores concluíram que o Laboratório de Microbiologia de Água e Alimentos do Nutec é habilitado para realizar análises microbiológicas de água mineral.

A portaria SEI 819, de 3 de dezembro de 2018, que versa sobre as análises de água mineral por laboratórios acreditados pelo Inmetro com os requisitos da norma 17025, confere oficialmente ao Nutec essa possibilidade, sendo o único laboratório no Estado com essa característica.

Atualmente, as análises são centralizadas no Rio de Janeiro e regionalizar um laboratório para ser referência no Estado melhora a dinâmica de logística bem como redução de custos para a realização de análises. Para Crisiana Andrade, coordenadora do Laboratório de Química Instrumental do Nutec, essa determinação irá ajudar as empresas. “O laboratório do Nutec é, portanto, um reforço para as empresas e para a ANM nas análises que visam a pesquisa e a concessão de lavra de fontes hidrominerais, que agora poderão enviar suas amostras para a análise na nossa instituição”, explana.

O gerente de negócios do Nutec, Gabriel Aguiar, afirma que esse entendimento trará benefícios ao Estado. “Realizar a análise de água mineral de cunho fiscalizatório no Nutec, irá gerar mais conveniência, praticidade e redução de custos para as empresas mineradoras do Estado, uma vez que elas não precisarão enviar suas amostras para o Rio de Janeiro”, enfatiza.

Estiveram presentes do Nutec o diretor de inovação tecnológica, João César de Freitas Pinheiro, o gerente de negócios, Gabriel Aguiar, e a coordenadora do Laboratório de Química Instrumental, Crisiana Andrade.