Nutec recebe investimento do Governo do Ceará para modernizar laboratórios

28 de setembro de 2023 - 19:32 #

Foto: Chico Gomes

O Governo do Estado do Ceará, por meio da secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), investiu cerca de R$ 5 milhões destinados à modernização da infraestrutura do Nutec. Na manhã desta quinta-feira (28), a titular da Secitece, Sandra Monteiro, esteve na instituição para acompanhar o recebimento de 7 novos equipamentos.

De acordo com a diretora de Inovação Tecnológica do Nutec, Fádia Valentim, as aquisições deverão atender especialmente o Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes, setor responsável por ações na área ambiental.

Entre os equipamentos adquiridos para o Nutec estão instrumentos de ponta como o Plasma, ferramenta indispensável para detectar a demanda de carbono em processos de pesquisa executados pelo laboratório de Resíduos e Efluentes; o Digestor, que será destinado ao laboratório de Tecnologia de Alimentos; o Espectrofotômetro, que detecta elementos como metais, cálcio e potássio em diversos resíduos, entre outros.

“A iniciativa tem como objetivo contribuir para o avanço científico e tecnológico do Ceará por meio do fomento a projetos e aquisição de equipamentos modernos. A Secitece tem como prioridade dar suporte e cooperar entre diferentes grupos de pesquisa e facilitar o acesso da comunidade científica cearense a novas tecnologias, já que esses equipamentos deverão ter acesso multiusuário. Acreditamos que essa frente de trabalho nos proporcionará um salto na qualidade das pesquisas e no desenvolvimento regional”, destacou a titular da Secitece.

Sandra Monteiro e equipe do Nutec. Foto: Chico Gomes

 

Sandra Monteiro e Fádia Valentim. Foto: Chico Gomes

 

Com informações da Secitece