Nutec recebe pesquisadora da URCA para capacitação em técnicas analíticas avançadas

15 de março de 2024 - 12:56 # # #

Com foco na atuação em rede com instituições para o fortalecimento da pesquisa no interior, O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) desempenha ações de transferência de tecnologia, investindo também na capacitação de pesquisadores de diversas instituições, como é o caso de Débora Odília, aluna de pós-doutorado da Universidade Regional do Cariri (URCA), que concluiu na última quinta-feira (14) uma série de atividades com a equipe do Nutec.

O minicurso teve a duração de 4 dias e visou aprimorar os conhecimentos em cromatografia líquida e espectrometria de massas. Com uma metodologia prática e teórica, a equipe abordou as estratégias mais modernas para a compreensão e habilidade das técnicas para que sejam replicadas no Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais do Departamento de Química Biológica da URCA, liderado pelo professor Dr. José Galberto Costa.

“A parceria com o Nutec teve como objetivo desenvolver técnicas instrumentais que possam contribuir com pesquisas feitas nas diferentes áreas e em diferentes laboratórios da universidade, trazendo resultados mais robustos e contribuindo dessa forma para uma ciência mais qualificada na região do Cariri, com enfoque nos produtos naturais da rica Chapada do Araripe, que apresenta uma biodiversidade ainda pouco explorada e com um grande potencial científico, trazendo, dessa forma, benefícios para a ciência e consequentemente para a sociedade”, revela a aluna.

“Me senti muito acolhida e com um desejo enorme de absorver conhecimento. A professora Renata e os demais colaboradores se mostraram pacientes no ato de ensinar e muito solícitos. Me sinto mais feliz ainda em poder levar toda essa bagagem e contribuir com a formação de outros pesquisadores”, finaliza Débora.

De acordo com a pesquisadora do Núcleo de Central Analítica do Nutec, Renata Oliveira, a capacitação é fruto da capilaridade de atuação do Nutec para atuar em parceria para a implantação e consolidação de metodologias analíticas direcionadas para as áreas de alimentos, produtos naturais, química, dentre outros.

“Através da expertise da equipe e da infraestrutura do Nutec, essa iniciativa visa impulsionar a qualidade e a autonomia das instituições e das pesquisas em áreas estratégicas no interior do Estado do Ceará, destacou a pesquisadora.