Nutec recebe prêmio da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha

25 de outubro de 2016 - 13:02

Nutec recebe prêmio da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha

O projeto de pesquisa e desenvolvimento sobre Extração, Caracterização e Beneficiamento de Resíduos de Peixes para Obtenção de Óleo como Subproduto do Pescado (Biopeixe) recebeu, da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (Deutsch-Brasilianische Industrie – und Handelskammer), o Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2016 na 2º colocação da categoria Tecnologia.

A solenidade de entrega da premiação foi realizada na última quarta-feira (19), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). O projeto coordenado pelo Gerente do Laboratório de Robótica da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) e também professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Narciso Costa Filho, tem apoio do responsável pelo Laboratório de Biocombustíveis do Nutec, Jackson de Queiroz Malveira e de Francisco de Assis, da empresa Incubada no Nutec, Ekipar Engenharia e Processos Químicos, responsável pela montagem e testes da máquina. Também são instituições colaboradoras: Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado, a Petrobras Biocombustíveis e o Banco do Nordeste do Brasil.

O trabalho objetiva estudar, especificar, desenvolver e implantar um projeto-piloto envolvendo equipamentos e processos inovadores de extração e de caracterização dos óleos obtidos dos resíduos de peixe (cabeça, nadadeiras e vísceras), sendo o biodiesel uma dentre as várias possibilidades.

Segundo Tarcísio, o território cearense já abriga grandes unidades produtoras de biodiesel, como a Usina de Biodiesel de Quixadá, da Petrobras, com capacidade prevista de produzir 200 toneladas/dia de combustível. Nesse contexto, o aproveitamento do grande potencial do Ceará, ainda não explorado, para a produção de biodiesel, a partir da extração e beneficiamento de resíduos de peixe, é altamente justificável, pois trará vantagens econômicas (geração de emprego e renda) para a piscicultura comunitária do Estado, atendendo à exigência do selo fiscal de que pelo menos 30% de suprimento de óleo possa ser oriundo da agricultura familiar e, nesse caso, da piscicultura comunitária, argumentam os responsáveis pela pesquisa.

Por conta da proximidade com a usina de Biodiesel de Quixadá, o Parque Aquícola do Castanhão foi o local escolhido para ser cenário da implantação desse projeto de pesquisa e desenvolvimento. Esse parque engloba os municípios de Alto Santo, Jaguaribe, Jaguaretama e Jaguaribara, sede do parque, onde já está em operação e ocorrem testes finais para viabilizar transferência de tecnologia e treinamento do pessoal local para o manuseio da máquina de extração.

São diretamente beneficiados pelo Biopeixe os integrantes da Associação dos Pescadores da Barragem Castanhão e da Cooperativa dos Produtores do Curupati Peixe Ltda. O Prof. José Tarcísio Costa Filho ressalta que está recebendo, de várias localidades do Brasil, pedidos de aquisição de unidades de extração. A Ekipar Engenharia credenciada para fabricação e venda da unidade de extração.

Para maiores informações, basta entrar em contato com o Nutec no (85) 31012445; cac@nutec.ce.gov.br ou Rua Professor Rômulo Proença, s/n, Campus do Pici.

Fonte: UFC e Nutec