Nutec visita município de Crateús para viabilizar melhorias na área de resíduos sólidos

19 de outubro de 2018 - 10:18 # # # #

A instituição possui hoje soluções tecnológicas para encerrar os lixões e possibilitar a gestão de resíduos sólidos

O Ceará tem hoje 310 lixões e apenas oito aterros sanitários. O dado é da Secretaria do Meio Ambiente do Estado. Pelo que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, lei nº 12.305/10), todos eles deveriam ter sido substituídos por aterros sanitários desde agosto de 2014.

Na segunda-feira (08/10), o coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse) do Nutec, Ari Clecius, e o gerente de negócios da instituição, Lizandro Amaral, estiveram junto com o Secretário do Meio Ambiente de Crateús, Rogério Oriano, visitando o Centro de Triagem e o lixão do município. O objetivo do encontro foi elaborar um plano de recuperação dessa área de lixão.

O Nutec hoje dispõe de soluções tecnológicas para encerrar os lixões, como a produção de biogás, compostagem e viabilização de tecnologias sociais. O propósito é fazer com que o município separe os resíduos sólidos recicláveis dos rejeitos e, além disso, incentivar a criação de cooperativas de catadores.

Hoje, 60% a 70% dos resíduos sólidos – comumente chamados de lixo – são passíveis de reciclagem – de compostagem à logística reversa -, o que poderiam gerar emprego e renda para milhares de cidadãos e incrementando a economia dos municípios. Só 30% a 40% dos resíduos são considerados rejeitos, ou seja, sem condições de reaproveitamento e que deveriam ser destinados aos aterros sanitários, onde são corretamente processados.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Criado pelas Nações Unidas, programa estabelece metas de desenvolvimento sustentável a serem atingidas pelos países até 2030. A agenda prevê ações internacionais em áreas como erradicação da pobreza, segurança alimentar, saúde, educação, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima e cidades sustentáveis. Entre os ODS de resíduos sólidos, destacamos:

→ Até 2020, proteger e restaurar ecossistemas relacionados com água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos – acabar com os lixões.