2 Incubadoras da SECITECE são contempladas

23 de dezembro de 2011 - 14:26

O edital do CNPQ “Apoio a Incubadoras de Empresas” contemplou 3 incubadoras cearenses.

O resultado do edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPQ “Apoio a Incubadora de Empresas” contemplou dentre centenas de participantes três cearenses. Duas vinculadas à Secretaria de Ciência Tecnologia e Educação Superior- SECITECE: Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará- NUTEC e Instituto de Ensino Tecnológico -CENTEC. É o primeiro edital do CNPQ que apoia financeiramente os projetos empreendedores de melhorias das infraestruturas de incubadoras de empresas de base tecnológica.

A Incubadora Parque Tecnológico do NUTEC se beneficiará com recursos na ordem de R$ 292 mil. Dentre as melhorias que estão previstas no NUTEC estão a restruturação da infraestrutura dos laboratórios de Saneantes, Domissanitários e Cosméticos e Laboratório Experimental de Alimentos. Por meio de aquisição de novos equipamentos será possibilitada uma maior inserção competitiva de novos produtos e serviços das empresas incubadas. O presidente do NUTEC, professor Lindberg Gonçalves, acredita que dessa forma a Fundação estará contribuindo para estimular e fortificar o crescimento do Parque Industrial do Ceará. A coordenadora da incubadora do NUTEC, Márcia Viana, com a aprovação do projeto, a sociedade também será beneficiada com os serviços oferecidos pela instituição, por exemplo, na área de biotecnologia.

Já a Incubadora Tecnológica do Instituto CENTEC aprovou projeto no valor de R$ 289 mil. Os recursos irão beneficiar tanto as empresas incubadas de base tecnológica, através da melhoria nos seus produtos e processos, como o próprio Instituto CENTEC, por meio da aquisição de novos equipamentos, levando a melhoria da infra-estrutura, principalmente a laboratorial. Dentre as empresas que serão beneficiadas, destaca-se uma que tem o papel inovador de contribuir para o equilíbrio do meio ambiente: a Incubada PISCIS, da área da piscicultura reaproveita as vísceras da tilápia para diversos segmentos, dentre eles, a extração do óleo para fabricação de biodiesel. Segundoa coordenadora do Projeto, Sueli Vasconcelos, estas ações irão contribuir significativamente para o desenvolvimento da inovação cientifica do nosso estado.

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing- ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará- NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br
85 31016925

João Augusto Amaral
Assessoria de Marketing e Comunicação- ASMC
Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC
www.centec.org.br
joao@centec.org.br
85 3066.7030