O Nutec, em parceria com a UFC, aprova projeto na área de agrotóxicos em Edital do CNPq

29 de janeiro de 2019 - 09:06 # # # #

O Nutec, em parceria com a Universidade Federal do Ceará e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – campus Limoeiro do Norte, foi contemplado em um dos mais importantes editais de financiamento de pesquisas do País: o Edital Universal. Lançado em julho de 2018 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), essa chamada pública tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológicos e de inovação nas diversas áreas do conhecimento.

Coordenado pelo professor titular Dr. Ronaldo Ferreira do Nascimento, do departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC, o projeto aprovado visa otimizar e validar metodologias de análises de herbicidas iônicos, a classe de agrotóxicos mais comercializados no Brasil, em alimentos. Avaliará qualitativamente e quantitativamente o nível de herbicidas em alimentos de maior consumo pela população.

O método de análise será através de cromatografia moderna, sendo o Laboratório de Química Instrumental do Nutec (LQI) o responsável pela realização, por ser o mais moderno do Estado nesse âmbito, com técnicas avançadas para análises de resíduos de agrotóxicos.

Para a coordenadora do LQI, Crisiana Andrade, este projeto tem uma relação direta com a qualidade de vida e a saúde da população, já que a realização frequente de análises de resíduos em alimentos pode avaliar a extensão e a grandeza dos efeitos do emprego de agrotóxicos. “O monitoramento permite que ações preventivas possam ser adotadas antes que a contaminação se torne um perigo para a saúde do ser humano ou cause perdas econômicas expressivas”, afirmou a pesquisadora.

O projeto contará também com a infraestrutura do Laboratório de Análises de Traços da UFC (LAT) e tem o apoio do IFCE de Limoeiro do Norte, pois o campus adéqua suas ofertas de ensino, pesquisa e extensão às necessidades locais.

O projeto terá vigência de 12 meses sob a supervisão da professora Maria Aparecida Liberato Milhome – IFCE e da Coordenadora do Laboratório de Química Instrumental do Nutec Crisiana de Andrade Nobre.

Um total de 5.572 projetos foram contemplados, totalizando um investimento de R$ 200 milhões. Os pesquisadores do Nutec aprovaram o projeto na faixa C, com proposta de até R$ 120 mil.