Fundação se reúne com representantes da GNR Fortaleza e do Consórcio de Sobral 

16 de outubro de 2018 - 10:35 # # # #

 O objetivo foi mitigar o impacto negativo dos resíduos sobre a saúde humana e o meio ambiente

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), por meio da sua equipe do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse), se reuniu com o Secretário Executivo do Consórcio para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS), Joselito Silveira, para discutir as possibilidades e visualizar opções de tecnologias para o reaproveitamento da fração orgânica. A reunião ocorreu na última quinta-feira (11), na GNR Fortaleza.

De acordo com o Coordenador do Larse, Ari Clecius, a reunião foi um eixo de relacionamento para futuras parcerias. Na ocasião, Clecius explicou a importância do encontro: “É relevante discutir e replicar o modelo de valorização dos resíduos sólidos orgânicos adotado pela Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), através da Estação de Gás Natural Renovável (GNR)”, destacou. Além disso, o Nutec visualiza a implantação de uma unidade de compostagem no Consórcio de Sobral.

A Fundação e a GNR vêm buscando soluções inovadoras para atender demandas de energia. O Nutec faz análises de biocombustível dentro da Resolução ANP nº 685/2017, que regulamenta a qualidade do biometano de aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto.

Além do Coordenador do Larse, Ari Clecius e do Secretário Executivo do CGIRS, Joselito Silveira, participaram do encontro a Diretora de Inovação Tecnológica da Fundação, Ieda Montenegro, e o Secretário Executivo da GNR Fortaleza,  Jackson Medina.

Resíduos orgânicos

Os resíduos orgânicos são constituídos basicamente por restos de animais ou vegetais descartados de atividades humanas. Podem ter diversas origens, como doméstica ou urbana ( restos de alimentos ou podas), agrícola ou industrial (resíduos de agroindústria alimentícia, indústria madeireira, frigoríficos…), de saneamento básico (lodos de estações de tratamentos de esgotos), entre outras.

Leia também:

✔ Seminário de Avaliação da Gestão 2015-2018 reúne gestores e pesquisadores do Nutec