Nutec emite laudo técnico- Selo Verde

6 de maio de 2016 - 14:32

Nutec emite laudo técnico- Selo Verde

 

O Selo Verde é um instrumento que certifica produtos compostos por matéria-prima reciclada advinda de resíduos sólidos.

 

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada à Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece) passou a emitir laudos técnicos para serem fornecidos a empresas que comprovem que seu produto final há conteúdo reciclado, de acordo com a lei estadual N. 15086 de 28 de dezembro de 2011, modificada pela lei estadual n. 15813 de 20 de julho de 2015 e pelo Decreto n. 31854/2015 e sua respectiva Instrução Normativa Conjunta entre Secretaria da Fazenda, Secretaria do Meio Ambiente e Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEFAZ/SEMA/SEMACE).

Segundo a equipe técnica do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes do Nutec além dos incentivos fiscais, a aquisição do Selo Verde proporcionará benefícios a médio e longo prazo, como valoração ambiental do produto final, o incentivo ao consumo sustentável e melhoria na eficiência da produção desses produtos, utilizando o conteúdo reciclado.

A visita à empresa é realizada por técnicos do Nutec que observam o processo de fabricação dos produtos, pesam os materiais; coletam amostras para a realização de ensaios laboratoriais, além de verificarem a documentação da empresa. Na conclusão do laudo é constatada a presença de material reciclado e se a quantidade de massa está adequada ao valor indicado pelo decreto. Os resultados terão validade durante toda a vida útil do produto, sendo submetidos a novas avaliações de confirmação, previstas a cada 24 meses.

O laudo técnico para a aquisição do Selo Verde junto à Semace é apenas um dos serviços ofertados pelo Nutec. Análises microbiológicas, físico-químicas e de agrotóxicos em alimentos, laudos de perícia técnica, laudos técnicos em rochas ornamentais também podem ser adquiridos no Nutec.

Para mais informações sobre a aquisição do selo verde ou outros serviços, os interessados podem ligar para a Central de Atendimento ao Cliente no (85) 31012446 e solicitar um orçamento. Descontos são oferecidos para empresas sindicalizadas. O Nutec está localizado no Campus do Pici, na Rua Professor Rômulo Proença, s/n.

 

 

 

Arinne Oliveira
85 3101.6925 | 85 98732.2056
arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br