Centauro recebe crianças para atividade sobre Inteligência Artificial

6 de junho de 2017 - 18:31

Os alunos puderam conhecer as tecnologias, tendências e desafios da automação e da robótica

No final do mês de maio, alunos do Colégio Santa Cecília, todos do 6o ano, puderam conhecer a infraestrutura do Centro de Referência em Automação e Robótica (Centauro) para se informarem sobre a engenharia envolvida em robôs e instrumentos automatizados. Eles estiveram na fundação para falar com os especialistas e desenvolver um trabalho para a Semana de Integração Cultura e Esporte do Colégio Santa Cecília.

Os seis garotos se mostraram curiosos sobre as atividades desempenhadas pelos profissionais do laboratório e puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento das máquinas, componentes, tecnologias e conhecimentos necessários para fazer parte dessa área cada vez mais importante no dia-a-dia das pessoas e empresas.

Os estudantes entraram em contato com o Robô Cearense e o Robô NAO. Ambos fazem parte dos equipamentos que o Centauro dispõe para desenvolver suas atividades de programação e robótica para desempenhar tarefas complexas ou que exijam elevado esforço físico e precisão, dispensando assim a ação humana direta. Os alunos ficaram surpresos com a capacidade de reproduzir ações e habilidades humanas do Robô NAO, como falar diversas línguas, copiar movimentos de luta, andar e posar de diversas formas.

Foi uma oportunidade dos alunos conhecerem a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), se interessarem pelos benefícios proporcionados pela tecnologia e já aproximá-los de atividades profissionais ligadas à inteligência artificial e à robótica de uma mameira mais próxima e prática.

Por fim, foi realizado um vídeo no qual eles puderam expressar a percepção da visita e informações variadas que eles absorveram de vídeos, livros e com a experiência no Centauro.


Assessoria de Relações Institucionais (Assin)

Assessoria de Comunicação (Asscom)

Rainer Lima Leal       Fone: (85) 3101.6925