Outubro Rosa: Dr. Luiz Porto ministra palestra para colaboradores do Nutec

26 de outubro de 2018 - 12:33 # # # #

A palestra teve como principal foco alertar as mulheres da Instituição para a prevenção do câncer de mama e a realização do autoexame

Com o tema “Prevenção ao Câncer de Mama”, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) realizou, na ultima quinta-feira (25), uma palestra para servidores da Instituição em alusão ao Outubro Rosa. A palestra foi ministrada pelo Médico Mastologista do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon), Dr. Luiz Porto.

Durante o encontro, o médico falou sobre pesquisas realizadas na área do câncer no Ceará, defendeu o Sistema Único de Saúde (SUS) e ratificou seu entusiasmo com a Fundação: “Me sinto orgulhoso em ministrar uma palestra sobre câncer de mama aqui no Nutec. Uma das instituições mais importantes e respeitadas no âmbito da ciência e tecnologia”, afirmou.

Além disso, Dr. Luiz Porto destacou a importância da prevenção e ressaltou que o diagnóstico precoce é fundamental para a cura da doença. Segundo ele, o envolvimento da campanha Outubro Rosa em instituições publicas como o Nutec busca alertar para os cuidados e atenção com o câncer de mama.

De acordo com o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), se diagnosticado no inicio, há 95% de chances de cura com o tratamento apropriado. Apesar da grande divulgação da campanha do Outubro Rosa, no Brasil, somente neste ano, cerca de 60 mil novos casos foram diagnosticados, sendo 2.200 no Ceará e 1.400 em Fortaleza (Fonte: Instituto Nacional do Câncer).

Movimento Outubro Rosa

Na década de 1990, em outubro, nasce o movimento conhecido como “Outubro Rosa”, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnósticos e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Dr. Luiz Porto

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1975), Mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal Fluminense (1985) e Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é Professor Titular/PROPAP da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC) regime de 40 horas. Coordenador da Disciplina Opcional de Mastologia, FAMED-UFC. Coordenador do Laboratório de Cirurgia Experimental Profº Dr. Saul Goldemberg da Pós-graduação do Departamento de cirurgia da FAMED-UFC. Líder do Grupo de Pesquisa GEEON – Grupo de Educação e Estudos Oncológicos da UFC cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq atuando na linha de pesquisa Identificação Bioquímica do Marcador do Linfonodo Sentinela Autólogo do Sangue. Presidente da Sociedade Cearense de Cancerologia. Presidente da ONG-Grupo de Educação e Estudos Oncológicos, extensão do Departamento de Cirurgia da FAMED-UFC. Foi Chefe do Departamento de Cirurgia FAMED-UFC, Coordenador do 7º semestre do Curso de Medicina FAMED-UFC e Coordenador do Módulo de Oncologia. Chefe do Serviço de Mastologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand-MEAC/Hospital das Clínicas-UFC. Consultório Particular na área de Oncologia/Mastologia.