Palestra Gratuita: Nanotecnologia x Nanotoxicologia.

29 de fevereiro de 2016 - 14:47

Palestra Gratuita: Nanotecnologia x Nanotoxicologia.

 

Dia 2 de março, às 14 horas, no auditório do Nutec, o Doutor Antônio Carlos Guastaldi mostrará o desenvolvimento de uma válvula do coração.

 

Profissionais e estudantes das áreas relacionadas ao desenvolvimento de biomateriais, à saúde (odontologia e medicina), à química e aos materiais em geral estão convidados, na próxima quarta feira (2), para a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) a assistir à palestra do professor Titular do Departamento de Físico Química do Instituto de Química de Araraquara da Unesp (Brasil), Antônio Carlos Guastaldi, com o tema: Nanotecnologia x Nanotoxicologia.


A palestra trata das aplicações da nanociência na área da saúde. Também será dado foco em desenvolvimento e inovação tecnológica envolvendo o Nutec – IQ/Unesp e o incentivo à implantação de empresas incubadas na área de Biomateriais.


Vou mostrar o desenvolvimento científico e tecnológico que é empregado em uma válvula do coração. Essas válvulas metálicas são colocadas em sistema de cateter, sem necessidade de cirurgia, uma avanço para o tratamento do sistema cardiovascular do paciente. Como a válvula no processo de preparação é cortada a laser, gera nanoparticulas que causam toxidez à pessoa que está produzindo. Com o progresso da nanociência não houve uma preocupação proporcional quando o assunto é nanotoxicologia, isto é, a saúde do paciente” explica Guastaldi.

 

A palestra – aberta ao público- será certificada pela Fundação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail vilaci.noronha@nutec.ce.gov.br. Para maiores informações, ligar para o Numero (85) 31012452. O Nutec está localizado no Campus do Pici, na Rua Professor Rômulo Proença, s/n.


Antonio Carlos Guastaldi

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B – CA MM – Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais. Professor Titular do Departamento de Físico Química do Instituto de Química de Araraquara da UNESP (Brasil), fundador e coordenador do Grupo de Biomateriais do IQAr-UNESP. Doutor em Engenharia, com ênfase em Engenharia de Materiais e Metalúrgica, pela Universidade de São Paulo – Poli-USP, 1987, foi estagiário no Departamento de Metalurgia e Ciências dos Materiais da Universidade de Cambridge na Inglaterra (1979) e realizou Pós-Doutoramento no Departamento de Biomateriais da Universidade de Alabama em Birmingha, USA (1989/1990). As pesquisas do Prof. Guastaldi são voltadas principalmente para temas na área dos biomateriais: – ligas metálicas de titânio, implantes dentários, ortopédicos, stents – coronarianos, endopróteses para tratamento de doenças da aorta, bioválvulas para estenose aórtica calcificante, fosfatos de cálcio para regeneração óssea, etc. Diretor Presidente da FACTE – Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação, do Instituto de Química de Araraquara/UNESP. – Honra ao Mérito, Prêmio Jovem Cientista recebido pela orientada de Doutorado Luci Cristina de Oliveira Vercik na 17th European Conference on Biomateials, Barcelona, Espanha. Com a Co-Orientada Thallita Pereira Queiroz ganhou o Prêmio Best Poster Presentation no 27th Annual Meeting, American Academy of Osseointegration em 2012, no Phoenix Convention Center, em Phoenix, Arizona, USA com o trabalho ?Influence of Nanotopographic Modifications of Dental Implant Surfaces on Bone Proteins Expression?que concorreu com 231 trabalhos do mundo todo, incluindo as grandes Universidades norte-americanas, européias, coreanas, japonesas, demais universidades brasileiras e da América Central, sendo que a premiação é concedida somente para o primeiro lugar. É membro da equipe da (BRAILE?Biomédica) de desenvolvimento da Inovare Válvula Transcateter, (primeira válvula cardíaca nacional para implante minimamente invasivo) vencedora dos Prêmios: Inova Saúde 2012, promovido pela ABIMO, Associação Brasileira da Indústria de Artigos e equipamentos médicos, odontológicos, hospitalares e de laboratórios, São José do Rio Preto, e dos Prêmios: Finep regional de Inovação na categoria Média Empresa 2013, prêmio Finep Nacional 2013 em cerimônia realizada no Palácio do Planalto em Brasília, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

 

Arinne Oliveira

85 3101.6925 | 85 8732.2056
arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br