Integração Tecnológica no Nutec

14 de dezembro de 2015 - 19:55

Integração Tecnológica no Nutec

Palestra no dia 21 abordará geração híbrida eólica e fotovoltaica distribuída em micro rede como tecnologia aplicável e sustentável.

Na próxima segunda-feira (21), a partir das 14 horas, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (Nutec) promoverá palestra “A Usina Eólica de Macau, RN” com o expositor Epitácio Nascimento Filho, mestre em Engenharia de Controle e Automação Industrial, que apresentará o caso de sucesso da Geração Eólica Distribuída na Indústria de Petróleo.

Segundo Epitácio, o intuito da palestra é divulgar à sociedade habitante no Semiárido do Nordeste , que atualmente sofre com restrições de recursos hídricos e energéticos, o sucesso na aplicação pioneira e sustentável no Brasil, especificamente, na indústria de petróleo e gás natural.A palestra abordará o uso da energia elétrica produzida no bombeamento de petróleo dos poços produtores em Macau-RN para o Terminal de Petróleo de Guamaré-RN.

Além disso, o expositor apresentará soluções para o enfrentamento a curto-prazo da desertificação e seca no Ceará em comunidades não assistidas por infraestrutura de distribuição de energia elétrica assim como o bombeamento de água subterrânea em poços e adução dessa água na superfície. Proporá soluções a médio e longo prazo, como a tecnologia sustentável para adaptação do Semiárido do Nordeste do Brasil à mudança do clima.

Para se inscrever gratuitamente, basta enviar e-mail para eventos@nutec.ce.gov.br ou ligar para (85) 31012452 e falar com Vilaci.

Programação

01- Relatório físico-financeiro da Construção & Montagem da Usina Eólica de Macau;

02– Documento de Desenho do Projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo-MDL aprovado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas -UNFCCC e,

03– Vídeo da Construção &Montagem da Usina Eólica de Macau (desde a estrutura de fundação até o comissionamento dos aerogeradores Enercon E-40 ).

Expositor : Epitácio Nascimento Filho – Graduado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (1976), Pós-Graduado e Mestre em Engenharia de Controle e Automação Industrial na UFRN (1998), Ex-Pesquisador do INPE (1976), Ex- Consultor Senior na America Latina da PETROBRAS(1977-2014) e atualmente Bolsista de Transferência Tecnológica da FUNCAP na NUTEC;

Público Alvo : Nutec, Empreendedores parceiros da NUTEC, Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará, CREA-CE, FIEC (Sindenergia), SENAI, UECE, UVA, UFC, COGERH, SENGE e estudantes.

Arinne Oliveira

Assin/ Asscom Nutec