Palestra Outubro Rosa no Nutec

28 de outubro de 2015 - 17:05

 

Palestra Outubro Rosa no Nutec

 

Homens e mulheres podem ter câncer de mama. É necessário estarmos atentos aos fatores de risco”. Caroline Diniz, enfermeira do trabalho.

 

Apesar de mais acometido nas mulheres, poucos sabem que existe incidência deste tipo de câncer nos homens (1%). Esta e outras singularidades acerca desta doença foram debatidas no auditório do Nutec, nesta quarta-feira (28) pela enfermeira do trabalho Caroline Diniz. A Gerencia de Gestão de Pessoas, através da Unidade do Serviço Social do Nutec, promoveu a palestra no intuito de conscientizar e mobilizar os colaboradores no mês de outubro – que já possui a marca do movimento- para esclarecer os fatores de risco e de prevenção, assim como diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

 

O Presidente do Nutec, Francisco das Chagas Magalhães, abriu o evento enfatizando a qualidade de vida dos colaboradores, que se trata, antes de tudo, de uma questão de responsabilidades social: “Muitas iniciativas devem ser movidas para a geração de um ambiente de trabalho seguro e saudável. Assim, o Nutec se encaixa no movimento Outubro Rosa para proporcionar aos seus colaboradores o acesso às informações para a conscientização e a adoção de comportamento preventivo ao relação ao câncer de mama” destaca.

 

Apesar de as pesquisas apontarem uma discrepância entre à maior quantidade de ocorrências da doença nas Regiões Sul e Sudeste em relação à Região Nordeste, Caroline explica que os números só podem apontar os casos diagnosticados e elabora uma possível diretriz para o fato estabelecendo uma relação com às dificuldades de informação quanto a prevenção e aos desafios financeiros enfrentados pela população menos favorecida para a realização de alguns exames. Mesmo assim, os números registrados são altos. Em Fortaleza e região metropolitana, ainda segundo a palestrante, as ultimas pesquisas apontam 59,3 casos a cada 100 mil pessoas.

 

A palestra relatou que fatores hereditários e alterações em genes aumentam a predisposição para o câncer. Atualmente, existe uma tecnologia disponível que realiza um mapeamento genético para descobrir se existem essas alterações em um corpo que ainda não está acometido da doença. Esses exames possuem alto custo para a realização.

 

Para o diagnóstico ela descreve os passos importantes a serem analisados: “Observe caroços, mamilos puxados, ondulações, corrimento, vermelhidão, erupção ou qualquer tipo de mudança na cor da pele, notado algum sintoma, realize um exame clínico, feito por algum profissional de saúde. Ele poderá indicar: ultrassom, mamografia, ou biopsia”esclarece.

 

Saiba mais:

 

O câncer de mama comprime os órgãos vizinhos, pod obstruir os vasos por compressão, absorver os nutrientes de outros órgãos, invadir os outros tecidos até chegar a metástase. O tumor mais comum é o carcinoma, que atinge os ductos lactíferos. Os grandes vilões do câncer são poluição química, maus hábitos alimentares, fumo, álcool, sedentarismo, radiação e excesso de sol.

 

Os tratamentos muitas vezes são longos e geram sofrimento para o paciente e para a família, requerendo quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia e cirurgia. Para se proteger, além da prevenção é necessário manter uma dieta balanceada, realizar atividades físicas, amamentar e procurar atenuar os fatores de estresse.

 

Fatores de Risco:

  • Fatores genéticos

  • Menarca precoce

  • Não ter tido filhos ou não ter amamentado

  • Gravidez tardia

  • Ultima menstruação acima de 55 anos

  • Doenças benignas na mama

  • Terapia de reposição hormonal durante a menopausa.

 

 

Arinne Oliveira

85 3101.6925 | 85 98732.2056

arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br