Palestra sobre arquitetura fotovoltaica será uma das atrações promovidas pelo Nutec na Feira do Conhecimento

20 de outubro de 2017 - 13:00

O Laboratório de Eficiência Energética e Energias Renováveis (LE³R) da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) estará na Feira do Conhecimento 2017, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de outubro. O evento é uma realização da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

A participação do LE³R ocorrerá através da palestra que será ministrada pelo pesquisador Isaac Diego Pereira de Sousa, engenheiro mecânico e mestre em engenharia mecânica, na área de processos, equipamentos e sistemas para energias renováveis pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e terá por título:“Visão panorâmica da geração de energia elétrica brasileira e o potencial fotovoltaico através das edificações- Aplicações BIPV e BAPV”. O objetivo da  palestra é apresentar uma visão geral do atual contexto energético brasileiro, com ênfase no aproveitamento do insumo energético solar, através da conversão fotovoltaica, bem como suas aplicações do tipo BIPV (Building-Integrated PhotoVoltaics) e BAPV (Building-Applied PhotoVoltaics). Além disso, serão expostos desenhos especiais para a integração a edificações, legislação brasileira, normas técnicas nacionais e internacionais, tecnologias disponíveis para fachadas, brises, coberturas, claraboias, marquises, fabricantes de elementos arquitetônicos fotovoltaicos, programas de modelagem, simulação de projetos e referências bibliográficas sobre o tema.  

O LE³R possui equipe especializada, que vem desenvolvendo pesquisas e gerando patentes, visando sempre a aplicação das mesmas através de licenciamento. O laboratório também presta consultoria para o setor público e privado na área de dimensionamento e aproveitamento dos recursos energéticos renováveis e de forma sustentável, como o aproveitamento do recurso solar a partir de micro usinas fotovoltaicas nas estruturas de coberturas das edificações públicas do Estado do Ceará. O LE³R também visa implementar, comissionar e operacionalizar o primeiro laboratório de certificação e qualificação de módulos e componentes para energia solar fotovoltaica, cumprindo assim os requisitos exigidos pelas normas internacionais IEC e portarias do Inmetro 004/2011 e 357/2014, que estabelecem os requisitos mínimos de segurança e desempenho dos componentes de uma instalação fotovoltaica.

A Gerência de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação (Gemea), na pessoa de seu gerente MSc. Raimundo Montefusco, Eng. Mecânico, também estimula o desenvolvimento de estudos, projetos e parceria público e privada, que contribuam para o aumento e diversificação da matriz energética do país, através do aproveitamento do potencial solar, eólico e de biomassa do Estado do Ceará.