Pesquisa do Nutec é premiada em evento internacional de Nanotecnologia

29 de setembro de 2023 - 13:42 # # #

O estudo se dedica a buscar soluções para inibir ou amenizar os efeitos provocados pelos altos níveis de corrosão no Ceará.

A pesquisa “Production of paints modified with nanomaterials and their potential applications in the coatings area” (Produção de tintas modificadas com Nanomateriais e suas potenciais aplicações em revestimentos) conquistou o primeiro lugar entre os trabalhos apresentados na III International Conference of Nanoscience and Nanobiotechnology (III ICONNANO). A publicação recebeu ainda o prêmio “Zulmira Lacava Award” de melhor apresentação do evento.

Desenvolvida pelo grupo de pesquisadores do Nutec, sob a supervisão da coordenadora Dra. Janaína Sobreira, a produção científica premiada visa a produzir tintas nanomodificadas com óxido de grafeno, com o objetivo de amenizar ou inibir completamente os efeitos indesejados provocados pelos altos níveis de corrosão no estado do Ceará.

De acordo com Janaína, “é missão do Nutec escutar os apelos da indústria do estado do Ceará e tentar resolvê-los da melhor e mais eficiente maneira possível, e isso se traduz no desenvolvimento de pesquisas de excelência que tragam soluções efetivas por meio da tecnologia”.

Janaína Sobreira junto à comissão cientifica ICONNANO

Outros dois trabalhos foram apresentados no evento: “Analysis of the effect of adding titanium dioxide and magnetite nanoparticles on the color of red commercial real estate paint using CIELAB color space” (Análise do efeito da adição de dióxido de titânio e nanopartículas de magnetita na cor vermelha de tintas imobiliárias comerciais utilizando o espaço de cores CIELAB) e “Nanotechnological coatings: application in anticorrosives (Revestimentos nanotecnológicos: aplicação em anticorrosivos).

Integram o grupo de pesquisa em nanotecnologia do Nutec: Juliana Sales do Nascimento, Francisco Marcone Lima, Matheus Segundo Teixeira, Daniel de Castro Girão, Iêda Nadja Montenegro, Walney Silva Araújo, Pierre Basílico Almeida Fechine e a coordenadora da equipe, Janaína Sobreira Rocha.

A convite da organização do evento, Janaína Sobreira também integrou a equipe científica da 3ª edição do ICONNANO, atuando como membro da comissão responsável pela análise e seleção de trabalhos científicos.

ICONNANO

A 3ª edição do evento aconteceu entre os dias 16 e 18 de agosto de 2023, em Brasília (DF). Incentivar a participação dos alunos em eventos científicos; estimular o foco na nanobiotecnologia;  gerar conhecimento e novas tecnologias em saúde e fomentar interações entre profissionais, estudantes e investigadores desta área são objetivos da conferência.