Pesquisador da Fundação publica estudos sobre Resíduos Sólidos

22 de novembro de 2017 - 17:56

O pesquisador Ari Clecius colaborou de dois capítulos do livro Gestão e Valorização de Resíduos Orgânicos Biodegradáveis – Volume 1

Buscando contribuir para o melhor gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no País, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) tem um laboratório dedicado a serviços nessa área, com profissionais qualificados e equipamentos de última geração.

O pesquisador, Dr. Ari Clecius, responsável pelo Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse) do Nutec, participou da elaboração do artigo “Zeólita 4a Para Purificação Do Gás De Aterro Sanitário” (você pode ler clicando aqui) publicado na revista ‘Química Nova’. Além disso, Ari é um dos colaboradores do livro ‘Gestão e Valorização de Resíduos Orgânicos Biodegradáveis – Volume 1‘, juntamente com o professor da UFC, Ronaldo Stefanutti, e com a Dra. Geisa Vasconcelos, engenheira do Larse, que apresenta estudos realizados para entender os fluxos de produção de resíduos sólidos, as quantidades e algumas formas de aproveitá-los como parte dos esforços de conservação dos solos e de minimização de impactos ambientais.

Mais de 41% dos RSU coletados no País, o equivalente a 29,7 milhões de toneladas, tem como destino final lixões e aterros controlados, também prejudiciais ao meio ambiente e à saúde. É o que revela o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2016.

Vulgarmente denominados lixo urbano, os RSU são resultantes das atividades doméstica e comercial da população.

O Nutec, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), iniciou em março de 2017, o projeto de “compostagem”, que transforma resíduos orgânicos em húmus para a agricultura. Trata-se de um projeto de grande importância para o Estado, porque reduz a quantidade de resíduos orgânicos gerados pela população, que iriam para aterros sanitários ou lixões.