Pesquisador do Nutec publica artigo em parceria com UFC, UTFPR e UNILAB.

4 de maio de 2021 - 17:15 # # # # #

O estudo permitiu correlacionar as variáveis medidas em amostras de água e obtidas no processo de produção de petróleo no estado do Ceará.

O trabalho “A study of the factors that contribute to the corrosion process in produced water samples: a multivariate analysis approach“, (um estudo dos fatores que contribuem para o processo de corrosão em amostras de água produzida: uma abordagem de análise multivariada), de autoria da pesquisadora Kátia Braz, foi publicado na revista Desalination and Water Treatment. O estudo é resultado de uma cooperação técnica entre pesquisadores do Nutec, da UFC, da UFTPR e da UNILAB, sob a orientação do professor Dr. Ronaldo Nascimento (UFC) e co-orientação dos pesquisadores Dr. Ari Clecius (Nutec) e Carla Vidal (UTFPR).

Durante o desenvolvimento da pesquisa foram coletadas 230 amostras de água produzidas em campos de petróleo localizados na sub-bacia Mundaú, Bacia do Ceará, no período de 2009 a 2012. A bacia é classificada como uma “bacia de nova fronteira“, pois a porção de águas profundas ainda é pouco conhecida e inexplorada. A primeira descoberta em águas profundas do Ceará ocorreu recentemente, em 2012. A pesquisa ocorreu a partir do projeto Análises de água e sólidos na Área de produção de petróleo, financiado pela Petrobrás/FCPC.

De acordo com o artigo, as técnicas exploratórias PCA (análise de componentes principais) e HCPC (grupamento hierárquico em componentes principais) juntas demonstraram que a principal característica nas amostras de água produzida no grupo 1 foi a formação de sais incrustantes, evidenciado pelas altas concentrações do ânion sulfato e as concentrações intermediárias dos cátions: cálcio e estrôncio. O grupo 2 apresentou tendência à deposição de compostos insolúveis, observado pela alta concentração do ânion bicarbonato. Já o grupo 3 demonstrou propensão à corrosão, devido às altas concentrações das variáveis: cloreto e sódio.

O monitoramento das águas produzidas em campos de petróleo desempenha um papel importante na sua exploração e produção, pois os problemas associados à corrosão na operação de recuperação secundária dos sistemas de água de injeção podem ser evitados; a quantidade de alguns íons pode ser controlada para evitar sua reação com outros íons e a compatibilidade com outros tipos de água de injeção podem ser avaliados.

Revista Desalination and Water Treatment

A revista é dedicada à pesquisa e aplicação de tecnologia de dessalinização, considerações ambientais e de energia, gestão integrada de água, reuso de água, águas residuais e tópicos relacionados.

Leia artigo completo: https://www.deswater.com/vol.php?vol=220&oth=220|0|April%20|2021