Pesquisador do Nutec publica artigo sobre compostagem em parceria com a UFC

21 de maio de 2020 - 15:39 # # # # #

O Estudo foi realizado no Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes do Núcleo

O trabalho “Compostagem de Resíduos Urbanos em Leiras Estáticas com Aeração Passiva“, de autoria do pesquisador Roani Veras, foi publicado na revista DAE, de São Paulo. O estudo é resultado de um convênio entre o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a Orientação do professor Dr. Ronaldo Stefanutti (UFC), coorientação do pesquisador Dr. Ari Clecius (Nutec) e coautoria de Geisa Vasconcelos.

De acordo com o artigo, a fração orgânica representa mais de 50% dos resíduos urbanos gerados diariamente, onde apenas 2% deles são destinados à compostagem. O acúmulo dessas substâncias sem tratamento adequado pode ocasionar a proliferação de micro-organismos, a poluição dos recursos hídricos e ainda atrair micro e macro vetores de doenças.

O estudo contribui com a área de resíduos sólidos ao apresentar uma metodologia de compostagem replicável em qualquer escala e com baixo custo de produção e manutenção. “A pesquisa encontrou uma estrutura operacional que poderá ser aplicada para o tratamento da fração orgânica dos resíduos urbanos coletados“, afirma Ari Clecius. O método é indicado para o tratamento de resíduos orgânicos em pequenas e grandes comunidades.

Durante o desenvolvimento da pesquisa, O Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes do Nutec (Larse) recebeu visitas técnicas de representantes de consórcios públicos, secretários do meio-ambiente e alunos de escolas públicas, graduação e pós- graduação na “Unidade Piloto de Compostagem”, anexo do laboratório dedicado exclusivamente à atividade.

A metodologia proposta no estudo atende aos parâmetros da Instrução Normativa 25/2009 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com exceção da umidade. Ao contrário, as leiras estáticas montadas em camadas alternadas (ECs), um dos métodos vigentes, estiveram fora dos parâmetros de qualidade para temperatura, umidade e índice de germinação.

Revista DAE

Tem por objetivo a divulgação de artigos técnicos e científicos originais da área da Engenharia Sanitária, abrangendo as subáreas Recursos Hídricos, Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias, Saneamento Básico e Saneamento Ambiental. As publicações são trimestrais.