Pesquisadora do Nutec publica livro sobre efluentes provenientes do Biodiesel

20 de março de 2019 - 13:38 # # # #

Com o tema: “Caracterização das Águas de Lavagem Proveniente do Biodiesel”, a Pesquisadora da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec, Dra. Erika Sampaio, publicou seu primeiro livro. Os experimentos foram realizados no Laboratório de Referência em Biocombustível – Larbio da Fundação e teve sua pesquisa aprovada para publicação do exemplar na Editora Novas Edições Acadêmicas.

Sampaio conta que a escolha do tema se deu a partir da percepção do problema ambiental gerado pelo descarte inadequado das vísceras de tilápia, que geram efluentes com altas cargas poluidoras quando lançados em corpos hídricos. “No Ceará, o açude Castanhão possui um dos maiores criatórios de tilápia, que servem de alimento principalmente nas cidades interioranas. O descarte das vísceras do peixe ocasiona sérios problemas ambientais. Com o intuito de minimizar o problema, iniciou-se uma pesquisa de aproveitamento dessas vísceras para a produção de biodiesel”, esclareceu. 

O livro está disponível no site 

Erika Sampaio é graduada em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará, Mestre e Doutora em Engenharia Civil – Areá de Concentração em Saneamento Ambiental pela UFC. Tem experiência em tratamento na área de Química, atuando principalmente em análise química de águas, efluentes e biodiesel.Tratamento e monitoramento de águas e efluentes. É pesquisadora do Laboratório de Química Ambiental – LQA do Nutec.