Pesquisadores do Nutec publicam livro internacional sobre avanços em análises cromatográficas

6 de dezembro de 2017 - 12:32

A obra é uma parceria com Universidade Federal do Ceará

O livro, intitulado Advances in Chromatographic Analysis e publicado pela editora AvidScience, reúne textos produzidos por pesquisadores da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A obra aborda os recentes avanços ocorridos na área da Cromatografia Instrumental, sendo destinado como livro de aprofundamento em cursos de graduação e pós-graduação ou como base para pesquisadores que pretendem adotar a cromatografia como uma ferramenta de pesquisa.

A cromatografia é uma técnica de separação de moléculas em misturas complexas, como alimentos, bebidas, solo, água e ar atmosférico, sendo possível posterior identificação e quantificação das mesmas.

O livro conta com a colaboração dos pesquisadores do Laboratório de Química Instrumental (LQI) do Nutec, Crisiana de Andrade, Rubens Carius e Vitor Paulo Andrade, da aluna de doutorado da UFC, Renata de Oliveira, da professora de química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Maria Aparecida Liberato Milhome,  e do Professor titular do programa de Pós-Graduação em Química da UFC Dr. Ronaldo Ferreira do Nascimento.

O laboratório de Química Instrumental (LQI) trabalha em parceria com algumas instituições como a Universidade Federal do Ceará, a Fundação Oswaldo Cruz e o IFCE. Possui infraestrutura laboratorial suficiente para prestar serviços à sociedade e realizar projetos de pesquisa no âmbito de agrotóxicos e outros contaminantes orgânicos. Além da instrumentação voltada à análise de moléculas orgânicas, o LQI também conta com equipamento de Espectrometria de Emissão Óptica por Plasma Acoplado Indutivamente, que possibilita a análise de metais em baixas concentrações em amostras alimentares e ambientais.