Pesquisadores do Nutec publicam livro sobre Cromatografia Gasosa

29 de janeiro de 2019 - 10:24 # # #

O Coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes do Nutec, Ari Clecius, e o pesquisador do Laboratório de Química Instrumental da instituição, Vítor Paulo,  lançaram o livro “Cromatografia gasosa: teoria e prática”. A publicação é fruto de um trabalho de pesquisa de Pós Graduação e foi produzida pela Editora Imprensa Universitária da UFC, com autoria de Ronaldo Ferreira do Nascimento, Ari Clecius Alves de Lima, Pablo Gordiano Alexandre Barbosa e Vítor Paulo Andrade da Silva.

Ari Clecius atua na área de Recursos Hídricos, com ênfase em saneamento ambiental. Já o pesquisador do LQI, Vítor Paulo, trabalha com desenvolvimento de métodos para análise de pesticidas em matrizes ambientais. O estudo publicado por eles traz de forma didática e compreensível aspectos importantes sobre cromatografia gasosa, desde os fundamentos e conceitos básicos, passando pelos parâmetros importantes no preparo de amostra e otimização de sistema de injeção.

A pesquisa que deu origem ao livro vêm sendo realizada ao longo dos anos (1998 – 2015) e contou com a colaboração de vários pesquisadores, docentes, alunos de pós graduação e alunos de iniciação científica.

Ari Clecius afirma que a Cromatografia Gasosa pode ser utilizada para determinação de antioxidantes, nutrientes ou contaminantes em alimentos, no monitoramento de processos industriais, em análises dos constituintes do sangue e análise forense, na determinação de resíduos de pesticidas em produtos alimentares, águas ou esgotos, na determinação de gases e solventes orgânicos na atmosfera, solos ou rios, análise de solventes residuais do processo de craqueamento catalítico do petróleo, dentre muitas outras aplicações. “ A cromatografia é uma das técnicas analíticas mais versáteis e abrangentes da atualidade e através dessa técnica pode-se analisar e separar misturas complexas com grande precisão em um intervalo de tempo relativamente curto, com alta resolução e eficiência”, explicou o pesquisador.

A escolha do tema, explica Vítor Paulo, partiu do reconhecimento da necessidade de estudos na área da cromatografia. “Ainda é muito precária a bibliografia na área de cromatografia. A maioria dos livros são traduções e quase não se produz no Brasil”, afirma o autor. Ele já trabalha com cromatografia gasosa (GC-FID e GC-MS) e microextração em fase sólida (SPME).

Ari Clecius é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará, mestre e doutor em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela UFC. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental, atuando principalmente em processos oxidativos avançados, eletrocoagulação e eletrooxidação, adsorção, análise de regressão, delineamento de experimentos, análise multivariada, cromatografia. É ainda coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes do Nutec.

Vitor Paulo possui graduação em Química pela Universidade Estadual do Ceará, é mestre e doutor pela UFC em Química Analítica. Tem experiência em desenvolvimento e validação de metodologias analíticas, com ênfase em cromatografia em fase gasosa. Atualmente é pesquisador do Laboratório de Química Instrumental do Nutec.

O livro está disponível no site.