Prefeito de Jucás visita Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes do Nutec

29 de abril de 2021 - 16:54 # # # #

O objetivo foi encontrar soluções tecnológicas para o tratamento adequado dos resíduos do Município

Na última quarta-feira (28), o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), autarquia vinculada à Secitece, recebeu a visita do prefeito de Jucás Edsonriva, do vice-prefeito Ademar, do secretário de agricultura e meio ambiente Cláudio Lavor e do procurador José Quirino Alves. Na pauta, soluções tecnológicas para o tratamento de resíduos sólidos e efluentes do Município.

O coordenador do Larse, Dr. Ari Clecius Alves de Lima, mostrou as instalações do laboratório e os serviços que são oferecidos para otimizar a destinação correta dos resíduos de Jucás, além de ampliar a estação de tratamento do Município.

O presidente do Nutec, Francisco Magalhães, em reunião com as autoridades de Jucás, destacou a importância dessa ação para o processo de interiorização de tecnologias dentro do Ceará. Para Ari Clecius, há a necessidade de implantação de um sistema de tratamento de efluentes mais eficiente. “O município de Jucás é pioneiro em utilizar soluções tecnológicas para resíduos sólidos e efluentes. Outros projetos já foram desenvolvidos nessa área junto ao Nutec, e agora, nada melhor do que viabilizar a ampliação desse sistema de tratamento adotando soluções como compostagem, aproveitamento energético do biogás, entre outras ”, enfatizou.

O Nutec dispõe de uma equipe técnica com competências para solucionar problemas na área ambiental, como tratamento de resíduos sólidos e efluentes, além de toda uma infraestrutura para atendimento dos municípios nas resoluções COEMA n°02/2017 e classificação de resíduos sólidos de acordo com a NBR 10004.