Presidente do Inmetro visita Nutec

24 de novembro de 2017 - 23:19

O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Carlos Augusto de Azevedo, esteva na manhã desta sexta-feira (24/11) em reunião com o presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães. Junto com diretores das duas entidades, eles discutiram novas parcerias e melhorias para projetos que vão beneficiar as duas instituições.  

Esse encontro faz parte de uma série de atividades que busca orientar a realização do Parque Tecnológico do Ceará, projeto coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), à qual o Nutec está vinculado. O equipamento terá articulação com outras instituições, além de concentrar empresas, incubadoras de negócios, centros de pesquisas e laboratórios. Tudo para criar um ambiente favorável à inovação tecnológica.   

Na ocasião, Francisco Magalhães destacou as inúmeras contribuições que essa parceria trará ao Nutec. Após a reunião, foram visitados os laboratórios da instituição, em especial aqueles que são acreditados pelo Inmetro. A partir do encontro, foi criada uma agenda de cooperação que será efetivada em 2018. 

Também participaram da reunião a diretora de Inovação Tecnológica, Iêda Nadja Montenegro, o diretor de Empreendedorismo e Negócios, Ricardo Mendes, o diretor Administrativo-financeiro, Charles Nobre, e o subchefe de gabinete do presidente do Inmetro, Daniel Campos.

Sobre o Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro – é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).

Objetivando integrar uma estrutura sistêmica articulada, o Sinmetro, o Conmetro e o Inmetro foram criados pela Lei 5.966, de 11 de dezembro de 1973, cabendo a este último substituir o então Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM) e ampliar significativamente o seu raio de atuação a serviço da sociedade brasileira.

No âmbito de sua ampla missão institucional, o Inmetro objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País.