Presidente do Nutec na Ordem Nacional do Mérito Científico

24 de setembro de 2013 - 14:01

O presidente do Nutec, Sr. Lindberg Lima Gonçalves, também professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dirigente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial (IPDI) foi admitido na classe de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. A cerimônia de entrega das insígnias acontecerá no próximo dia 21 de outubro, durante solenidade no Auditório do Museu Nacional em Brasília/ DF, às 10 horas, e terá a presença da presidente da República, Dilma Rousseff e do ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp.

A Ordem Nacional do Mérito Científico, instituída em 1993, premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à Ciência e à Tecnologia. O decreto n. 4.115, de 6 de fevereiro de 2002, dispõe sobre a Ordem e estabelece suas duas classes: Grã-Cruz e Comendador. Fixa o quantitativo de 200 vagas para a classe da Grã-Cruz e de 500 para a de Comendador.

Este ano, serão contemplados 17 cientistas na categoria Grão-Cruz e 48 na classe de Comendador, além de duas medalhas de prata que serão entregues a empresas jurídicas que se destacaram realização de trabalho ou prestação de serviço relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico do País. Foram contemplados quatro físicos em todo país sendo o professor Lindberg Gonçalves o único físico cearense.

O Presidente da República é o Grão-Mestre da Ordem e o Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, o Chanceler. A Ordem tem um Conselho composto pelo Ministro da Ciência e Tecnologia- que o preside na qualidade de Chanceler- e pelos Ministros das Relações Exteriores, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Educação. O Secretário-Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia é o Secretário-Executivo da Ordem. A Academia Brasileira de Ciências se incumbe das atividades administrativas da Ordem, de acordo com convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

A Ordem dispõe também de uma Comissão Técnica, constituída de nove personalidades de alto nível, incumbida de apreciar o mérito de cada proposta de nome para admissão ou promoção, bem como para a Medalha.

As propostas de admissão ou promoção de personalidades no Quadro da Ordem ou de concessão da Medalha Nacional do Mérito Científico podem ser apresentadas ao Chanceler pelos membros do Conselho, pela Academia Brasileira de Ciências ou por qualquer autoridade ligada à área da Ciência e Tecnologia. As propostas devem ser justificadas e acompanhadas do curriculum vitae dos candidatos. A admissão e promoção de membro da Ordem bem como a concessão da Medalha Nacional do Mérito Científico são feitas em decretos do Presidente da República.

Sobre as insígnias de Comendador

Compõem-se de um conjunto das seguintes peças: colar de fita e medalha, miniatura, barreta e botão para lapela, tendo cada peça as seguintes características:

COLAR: fita para pescoço, vermelha com bordas em branco, medindo 45 mm a sua largura e 3 mm a das bordas, e com 60 cm de comprimento; pendente da fita ficará uma medalha em forma de cruz, de pontas arredondadas, esmaltada em vermelho nas duas faces – frente e verso – tendo ao centro um círculo esmaltado em branco, na largura de 5 mm, contendo dentro os dizeres: Ordem Nacional do Mérito Científico e três estrelas fechando o campo inferior, gravados em metal prateado; no centro do círculo, estampado em alto relevo, o busto de José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência do Brasil; o mesmo círculo estará no verso da medalha, determinando o grau do mérito, com a expressão: Comendador. A medalha é encimada por um elo e um passador, por onde passará a fita de pescoço e terá acabamento prateado, esmaltado na cor vermelha, com esmalte a frio, tipo americano; terá também as mesmas dimensões da medalha da Grã-Cruz, isto é, 55 mm de uma extremidade a outra e o círculo central 32 mm de diâmetro.

MINIATURA: composta de medalha com formato de cruz e pontas arredondadas e círculo, com as características da medalha maior, fita e passador, com as dimensões reduzidas para 22 mm, o círculo ao centro com 12 mm, e com acabamento prateado; a fita vermelha com bordas brancas, medindo 50 mm por 15 mm, tendo ao meio um botão com laço de fios de metal prateado por baixo dele, e nas mesmas cores e dimensões e do mesmo material que o do botão de lapela.

BARRETA: de metal prateado forrado com fita vermelha com bordas em branco; ela medirá 45 mm de comprimento por 10 mm de largura.

BOTÃO DE LAPELA: raiado, com 10 mm de diâmetro nas cores vermelha e branca, distribuídas de igual modo que no botão da Grã-Cruz e tendo por baixo um laço de fios de metal prateado, medindo 7 mm de largura por 20 mm de comprimento.

Fonte:
Assessoria do MCT e do Nutec.