Programa P4R

29 de agosto de 2013 - 12:36

Na imagem, representantes das instituições que aderiram ao termo. As metas envolvem o fortalecimento do setor produtivo, com formação de capital humano e apoio à inovação.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), participou, no último dia 12 de agosto, da solenidade de assinatura do Termo de Adesão para formalização do grupo de instituições que irão construir e implementar ações estratégicas para alcance das metas previstas no P4R (Programa Para Resultados), de desenvolvimento econômico do Estado.

A assinatura aconteceu na Secretaria do Planejamento (Seplag) e contou com a participação de representantes de instituições públicas estaduais e dos setores produtivo e acadêmico. O P4R é uma nova modalidade de empréstimo do Banco Mundial e prevê também a modernização institucional do Estado, com ações que visam a melhoria da gestão pública.

O programa deve liberar US$ 350 milhões ao Ceará, com recursos do Banco Mundial, para investimentos em ações que envolvem secretarias e órgãos estaduais. Pelo acordo entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, as parcelas do empréstimo são liberadas à medida em que os indicadores definidos pelo Estado apresentarem evolução.

Objetivos previstos no termo
O desenvolvimento deverá vir a partir do fortalecimento do setor produtivo, com formação de capital humano e apoio à inovação. No objetivo imediato descrito no Termo de Adesão está a ampliação da oferta de mão de obra qualificada com formação técnica e superior.

As instituições se comprometeram a criar condições para elevar de modo consciente e sustentável o Produto Interno Bruto per capita cearense, possibilitando ainda a diminuição da desigualdade de oportunidades e ampliação do bem-estar da população, com a oferta de serviços públicos eficientes e de qualidade.

Está prevista a consolidação do Sistema Estadual de Inovação (SEI), que permitirá o desenvolvimento do “ecossistema de inovação”, fortalecendo as instituições estaduais e aperfeiçoando as normas e os instrumentos existentes.

Ainda como metas a serem alcançadas pelas instituições estão a atração de modo orientado novos negócios, com ampliação da quantidade de empresas de base tecnológica e mais voltadas à inovação; o desenvolvimento das exportações estaduais, diversificando a pauta de exportação com a ampliação dos ganhos de escala, do conteúdo tecnológico e do valor agregado nos produtos exportados, novos ou tradicionais.

De acordo com o secretário adjunto da Secitece, Almir Bittencourt, implementar estas ações significa elevar a produtividade, através do estímulo ao processo de inovação e da qualificação da força de trabalho. “Esperamos com isso o aumento da competitividade da economia cearense, junto com as garantias para obtenção de taxas de crescimento econômico, o que dará condições necessárias para que o objetivo maior seja alcançado”, explica.

Compõem o grupo que irá construir e implementar a estratégia para o termo para implementação das ações desenvolvimento econômico do Estado as seguintes instituições: Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (CEDE); Seplag; Secitece; Ipece; Adece; Urca; UVA; UFC; Uece; Unifor; UFCA; IFCE; Centec; Funceme; Nutec; Fiec; Centro Industrial do Ceará (CIC); Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec); BNB; CDL; Sebrae e Sistema S (Senai, Sesi, IEL, Senac, Senat e Sest).

Fonte: SECITECE