Programa Você, Empreendedor gradua 10 startups em 2022

20 de dezembro de 2022 - 20:58 # # # # #

Cerimônia de graduação aconteceu na última segunda-feira,19.

As 10 startups da turma de 2022 do Programa Você, Empreendedor (PVE), do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), concluíram a jornada de incubação e estão oficialmente graduadas.

A cerimônia de graduação contou com a presença do presidente do Nutec, Francisco Magalhães; do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo; dos diretores do Nutec, Iêda Montenegro e João César Pinheiro; dos representantes das startups graduadas; além de mentores, consultores e parceiros.

A diretora de Empreendedorismo, Inovação e Negócios do Nutec, Iêda Montenegro, abriu o evento destacando a importância dos colaboradores que idealizaram o PVE, e a evolução do programa, que se prepara para a sua 4ª edição em 2023 com o total de 42 startups apoiadas.

O presidente Francisco Magalhães abordou a responsabilidade social do Nutec de atuar no fomento ao empreendedorismo. “É compromisso do Nutec apoiar novas ideias, estruturá-las e prepará-las para o mercado. Esperamos que nossa contribuição seja decisiva no enfrentamento dos desafios que as empresas encontrarão no caminho”.

Carlos Décimo, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) discursou sobre a importância de instituições como o Nutec para a difusão da Ciência e a Tecnologia no estado. “Pouca gente sabe o que é capaz de fazer uma instituição como o Nutec. São cientistas, gestores, programas e projetos que impactam a vida das pessoas”.

Os representantes das startups receberam certificados de conclusão da graduação e um troféu que simboliza o encerramento do período de incubação.

Startups Graduadas

O Coordenador do Você, Empreendedor, Lizandro Oliveira, enfatiza que as startups continuam tendo o apoio do Nutec pós-incubação. “É importante frisar que o que se encerra hoje é a jornada de incubação. Nosso relacionamento com as empresas continua. Estamos à disposição para contribuir com as próximas fases da jornada de cada uma das startups”.

Lizandro agradeceu ainda a participação de representantes de instituições parceiras, como Nina Hub, Rapadura Valley e Instituto Atlântico.

Empresas graduadas em 2022:

Sinclus – Solução para oferta de treinamento e capacitação para público PCD.
Inovacci Alimentos Inteligentes – Inovação em alimentos funcionais.
Make a Vision – Desenvolvimento de hardware para Publicidade e Propaganda.
Ponto a Ponto – Aplicativo para aproveitamento de resíduos da indústria de confecção.
STAM – Solução com unidade de tratamento de água autônoma.
Mercado Social – Aplicativo para gestão de serviços para organizações sociais.
iTrampo – Aplicativo para oferta de serviço de engenharia.
SMAP – Aplicativo de gestão e automação de reservatórios.
Lis Saúde Inteligente – Aplicação para gestão de planos de saúde.
Vexa Lab -Aplicativo de gestão laboratorial de análises clínicas.

Edital 2023

As inscrições estão abertas para startups – empresas de caráter inovador, de base tecnológica que buscam aprimorar sistemas, métodos ou modelos de negócios inovadores, escaláveis e repetíveis –  que desejam participar da jornada de incubação proposta pelo Nutec.

A metodologia do PVE é autoral e se divide em três ciclos, intitulados: “Mão na Massa”, “Jogando Duro” e “Agora Vai”. O acompanhamento é personalizado conforme a necessidade de cada startup.

Serão considerados, prioritariamente, negócios que tenham em seu escopo tecnologias nas áreas de Alimentos, Materiais, Energias Renováveis, Meio Ambiente, 3D, Agronegócio, Indústria 4.0, Educação, Ciência de dados, IoT (Internet das coisas) e Segurança da informação.

Programa Você, Empreendedor 2023

Inscrições: www.nutec.ce.gov.br/editais