Programa “Você, empreendedor!” inicia ciclo de incubação

12 de março de 2021 - 10:58 # # # # #

Denominado “Mão na Massa”, essa primeira etapa conta com mentorias coletivas, acompanhamentos individuais e consultorias

Com a finalidade de questionar, guiar, orientar e aconselhar, as mentorias do programa de incubação do Nutec, “Você, empreendedor!”, contam com profissionais qualificados e especialistas em áreas como Propriedade Intelectual, Planejamento Financeiro, Recursos Humanos, Tecnologia, Legislação, entre outras. Durante todo o Programa, é utilizada a metodologia Scrum, ferramenta usada para implementar o desenvolvimento Ágil.

O ciclo I do programa, intitulado “Mão na Massa”, teve como primeira abordagem a construção do “Business Model Canvas”, no qual os empreendedores foram atendidos de forma individual e totalmente on-line pela mentora Bruna Andrade, gerente da agência de inovação do Nutec. O objetivo dessa primeira etapa é obter uma visão completa de como o negócio irá operar no mercado e uma definição dos fluxos e processos que o tornarão possível.

Para a coordenadora de inovação e empreendedorismo do Nutec, Michela Jacomé, essa é uma fase muito importante para as startups. “As mentorias vão ajudar a profissionalizar e a promover a maturidade dos incubados. Os mentores são profissionais com experiência de mercado que trocam informações com o objetivo de auxiliar os empreendedores a alcançarem seus objetivos e aprimorarem suas capacidades”, explica.

Ainda nessa primeira etapa, os incubados tiveram uma a oportunidade de entender sobre a identidade organizacional, que consiste na tradicional tríade: missão, visão e valores. A founder da Tialuí, Débora Martins, foi a mentora e explicou a composição desses três pilares que determinam qual será o diferencial da empresa, fazendo com que seja única no mercado e torne-se uma referência positiva para o público-alvo.

Na última quarta-feira (10), a mentora Sara Aragão, mestre em administração e formada em Lean Start up pela Universidade de Berkeley, explanou sobre Lean Startup: Como as startups trabalham. “O objetivo da metodologia é encontrar o caminho mais rápido de validar as hipóteses da startup, sempre utilizando a experiência e sabendo que a aprendizagem é contínua. Se falhar, deve-se elaborar um novo caminho o mais rápido possível”, esclarece Sara. Durante a apresentação, os empreendedores são expostos a alguns conceitos, como o MVP, o design thinking e os métodos mais ágeis de interação com clientes.

 

Esse é só o primeiro ciclo de uma trajetória que as startups Healp; Smart Gear; Bolsão da Sustentabilidade; Mobile health; Guiar e Integrar Fácil; OnMentory; e Ajude Mais passarão até a graduação. O próximo ciclo, denominado “Jogando Duro”, tem como objetivo criar e validar o MVP (produto mínimo viável) e tem a duração de 6 meses.