Projeto cearense conquista prêmio internacional

26 de outubro de 2016 - 14:58

Projeto cearense conquista prêmio internacional

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) recebe prêmio da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

A pesquisa foi inédita. O Nutec, Fundação vinculada à Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece) foi vice-campeão no Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2016, na categoria tecnologia. Inovador, o projeto desenvolveu a máquina de Biopeixe – pioneiro na transformação dos resíduos de peixe para a extração do óleo que serve de matéria prima para a produção de biocombustível.

A solenidade de entrega da premiação foi realizada no último dia 19, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (Deutsch-Brasilianische Industrie – und Handelskammer). O projeto, contou com a infraextrutura tecnológica dos laboratórios de Biocombustíveis; Automação e Robótica e da empresa incubada no Nutec, Ekipar Engenharia e Processos Químicos. Também são instituições colaboradoras: Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), a Petrobras Biocombustíveis e o Banco do Nordeste do Brasil.

Segundo os pesquisadores do projeto, doutor Tarcísio Costa, Jackson Malveira e Assis Mota, o território cearense abriga grandes unidades produtoras de biodiesel -com potencial de produção em torno de 200 toneladas/dia. Nesse contexto, o suprimento dessa matéria-prima é essencial na cadeia produtiva e trará geração de emprego e renda para a piscicultura do Estado, atendendo à exigência do selo fiscal de que pelo menos 30% de suprimento de óleo possa ser oriundo da agricultura familiar e, nesse caso, da piscicultura comunitária. A pesquisa prossegue com foco na obtenção de novos produtos.

Vários empreendedores em todo o Brasil manifestaram interesse na aquisição de unidades de extração. Para maiores informações, basta entrar em contato com o Nutec no (85) 31012445; cac@nutec.ce.gov.br ou Rua Professor Rômulo Proença, s/n, Campus do Pici.

Saiba Mais sobre o prêmio

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, no ano 2000, criou o Prêmio Ambiental von Martius que, a partir de 2007, passou a ser chamado de Prêmio von Martius de Sustentabilidade. O prêmio tem a intenção de reconhecer projetos de todo o País que promovam o desenvolvimento socioeconômico e cultural, alinhado ao conceito de sustentabilidade. O objetivo da premiação é reconhecer o mérito de iniciativas de empresas, do poder público, de indivíduos e da sociedade civil, as quais promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural no contexto do desenvolvimento sustentável.