Projeto para geração de energia fotovoltaica ganha mais apoio

7 de julho de 2017 - 19:44

Além do Nutec, UFC e ITIC, a proposta ganha a força do CTI Renato Archer

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará tem como objetivo colaborar com pesquisas que respondam a demanda energética das indústrias, da sociedade e do poder público. Esssa é uma área importante, que atrai interesse do Governo do Estado do Ceará e de empresas.

A atuação do Nutec em áreas renováveis se expande através da ampliação de laboratórios e equipes qualificadas. Merece destaque especial o projeto de qualificação de painéis fotovoltaicos e de etiquetagem para fins comerciais. Essas propostas ganham força com a entrada do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer. Além do Nutec e CTI, o plano conta com a participação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC).

Vale ressaltar que o Ceará possui cerca de 67% da geração de energia solar do país, segundo o IBGE, e que o Brasil deverá estar entre os 20 países com maior geração no mundo em 2018, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME). Ainda segundo esses dados, nos estudos para o planejamento do setor elétrico, em 2050, estima-se que 18% dos domicílios no Brasil contarão com geração fotovoltaica (8,6 TWh), ou 13% da demanda total de eletricidade residencial.

No âmbito federal, as iniciativas se multiplicam, retificando que as energias renováveis são prioridade. Isto se motiva, especialmente, por tratar-se de energia limpa, o que vai ao encontro dos novos paradigmas de sustentabilidade e equilíbrio ambiental requeridos para o futuro do planeta.