Projeto “Ciência na Praça” aproxima população do conhecimento tecnológico

8 de março de 2017 - 17:41

Durante toda a sexta-feira (10.03), cientistas estarão na Praça do Ferreira dividindo experiências com os fortalezenses

Oficina de robótica, laboratório móvel, mini-usina de reciclagem de coco verde, exposição de fósseis, competição de robô de Sumô são algumas das experiencias que serão apresentadas na nesta sexta-feira (10/03), na Praça do Ferreira, durante a primeira edição do evento “Ciência na Praça”. Será um dia inteiro de contato lúdico, informal e direto com a Ciência. Exemplos do dia a dia e vivências que aproximam a população do conhecimento científico.
O local escolhido para o evento é a Praça do Ferreira, lugar bastante frequentado pelos fortalezenses. Lá, a ciência estará presente em forma de apresentações, workshops, oficinas, mostras científicas, experimentos e atividades lúdicas que vão despertar a curiosidade e desmistificar o saber científico.
O evento Ciência na Praça será encerrado com um debate entre os secretários Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece), Fabiano Piúba (Cultura do Estado – Secult) e Evaldo Lima (Cultura de Fortaleza – Secultfor) sobre o tema “Ciência, Cultura e Arte do Ceará para o Mundo”, marcado para às 16 horas.
O “Ciência na Praça” é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com a parceria da Educação do Estado (Seduc), Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação(Itic), Seara da Ciência/UFC, Universidade do Trabalho Digital.

Como participar
Toda a programação é gratuita e a exposição acontecerá na Praça do Ferreira. Já as oficinas e os workshops serão realizados na Universidade do Trabalho Digital (UTD) – que funciona no prédio do Cine São Luiz. A participação nessas atividades necessitam de inscrição prévia no site do evento: http://www.sct.ce.gov.br/ciencia/.
Confira a programação da primeira edição do “Ciência na Praça”:

Sexta-feira (10.03)

PROGRAMAÇÃO GERAL

LOCAL: PRAÇA DO FERREIRA

– 9h às 9h30 – Abertura

– 9h30 às 10h – Apresentação Teatral Ciência no Cotidiano, Seara da Ciência

– 10h às 17h – Exposições, Workshops e Mesas Temáticas

– 13h30 às 14h – Apresentação Teatral sobre Educação Ambiental

– 14h às 15h – Competição de Robô de Sumô

– 16h às 17h – Encerramento com debate sobre Ciência, Cultura e Arte do Ceará para o

Mundo – Secretário Inácio Arruda (SECITECE), Secretário Fabiano Piúba (Secretaria da

Cultura do Ceará– SECULT) e Secretário Evaldo Lima (Secretaria Municipal de Cultura de

Fortaleza)

EXPOSIÇÕES

LOCAL: PRAÇA DO FERREIRA

– 9h às 17h – Ônibus Ciência Itinerante

Laboratório móvel científico e experimentos interativos para apresentação da ciência de

forma lúdica e prática.

– 9h às 17h – Mostra do Projeto Intercaju

Mostra de produtos derivados do caju fomentando à cajucultura do Ceará

– 9h às 17h – Mostra do Projeto Ceará Faz Ciência

Mostras de experimentos de ciência agregado à prática, realizado por alunos de Ensino

Fundamental e Médio de Escolas Públicas do Ceará.

– 9h às 17h – Mostra do Geopark Araripe

Exposições de fósseis

– 9h às 17h – Mostra da Seara da Ciência da UFC

Experimentos químicos, físicos e biológicos sem necessidade de equipamento caro ou