Propriedade Intelectual e os ODS: evento fortalece debate sobre inovação e desenvolvimento sustentável

30 de abril de 2024 - 14:42 # #

Em celebração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual (PI) de 2024, ocorrido em 26 de abril, o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) promoveu um painel na manhã desta terça-feira (30) com o tema definido pela Organização Mundial da PI (OMPI) para as comemorações deste ano: “PI e os ODS: Construir nosso futuro com inovação e criatividade”.

O evento contou com a participação da advogada especializada em startups, Débora Ximenes; da Presidente do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste (Nepen), Tecia Carvalho; e da advogada em Propriedade Intelectual, Carolina Matos. A mediação ficou a cargo do coordenador de Empreendedorismo e Inovação do Nutec, Emmanuel Ribeiro.

Tecia Carvalho, Débora Ximenes, Carol Matos e Emmanuel Ribeiro

Na abertura, o presidente do Nutec, Francisco Magalhães, ressaltou a presença feminina no painel, composta por quatro especialistas no assunto, evidenciando o contínuo protagonismo das mulheres em temas ligados à ciência, tecnologia e inovação no Ceará.

Tecia Carvalho, Débora Ximenes, Carol Matos e Emmanuel Ribeiro e Francisco Magalhães

“Este mês, o mundo colocou em destaque a questão da Propriedade Intelectual, que está diretamente associada ao desenvolvimento humano e à construção do futuro”, destacou Magalhães.

O presidente do Nutec citou o exemplo do Capacete Elmo, desenvolvido por pesquisadores cearenses durante a pandemia de COVID, como um caso que ilustra como inovações podem resolver problemas urgentes da sociedade e transformar realidades humanas.

As convidadas debateram sobre diversos temas que permeiam o ecossistema de inovação, como a importância de parcerias estratégicas para fortalecer a proteção do capital intelectual do país; os principais desafios enfrentados pelas startups cearenses em relação à PI; a interação de entidades públicas e privadas com a temática e como a PI ajuda na promoção do desenvolvimento sustentável da sociedade.

“A proteção e o incentivo à propriedade intelectual não apenas impulsionam a economia, mas também são essenciais para enfrentar os desafios globais e construir um futuro melhor para todos. Neste sentido, eventos como este promovido pelo Nutec desempenham um papel crucial ao fortalecer o debate e fomentar parcerias que impulsionam a inovação em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, diz Emmanuel Ribeiro.