Dia Mundial da Propriedade Intelectual

26 de abril de 2019 - 16:23 # # #

Dia Mundial da Propriedade Intelectual é celebrado em 26 de abril. Essa é uma data importante para sensibilizar pessoas, organizações e governos sobre o papel dos direitos de propriedade intelectual como vetores de desenvolvimento.

Segundo a Gerente de Inovação do Nutec, Bruna Sousa, a Agência de Inovação da instituição, através das suas competências e expertises, oferece serviços de propriedade intelectual que vão desde registros de marcas a depósitos de patentes, sempre valorizando o desenvolvimento econômico e social da região. “Precisamos criar um ambiente de negócios de modo a proporcionar as empresas a proteção ao investimento e ao estímulo a inovação e a capacitação tecnológica”, afirma.

O que é a Propriedade Intelectual ?

Segundo Buainain (2004), a propriedade intelectual “Possibilita transformar o conhecimento, em princípio um bem quase público, em bem privado e é o elo de ligação entre o conhecimento e o mercado.”

No Brasil, a propriedade intelectual é assegurada pela Constituição Federal de 1998 e está incluída entre direitos e garantias fundamentais, presente no Art. 5º incisos XXVII a XXIX.

Como a Agência de Inovação do Nutec trabalha?

A Agência de Inovação do Nutec trabalha no campo de Propriedade Industrial, que está inserido na Propriedade Intelectual. Tem por objeto patente de invenção e de modelo de utilidade, marca, desenho industrial, indicação geográfica, segredo industrial e repressão a concorrência desleal, sendo regulamentada pela Lei nº 9.279/96.

✔São inúmeros os benefícios que a propriedade intelectual traz para o desenvolvimento do país. Além disso, ela garante o reconhecimento do capital intelectual das organizações ou de um indivíduo.

Saiba mais aqui