Registro de marcas: Com um cenário cada vez mais competitivo, registrar a marca é o passo principal para garantir seu direito no mercado

2 de fevereiro de 2018 - 18:18

Com um cenário cada vez mais competitivo, registrar a marca é o passo principal para garantir seu direito no mercado.

A Fundação Núcleo de Tecnolgia Industrial do Ceará (Nutec), através da sua Agência de Inovação, oferece o serviço de registro de marca. Trata-se da única forma de provar a propriedade da sua marca. O certificado equivale a uma escritura, tendo inclusive, valor de mercado.

A agência conta com uma estrutura especializada em propriedade intelectual e patentes, com a metodologia baseada em consultoria preventiva. Devemos entender os registros de marcas e patentes como uma proteção e não apenas como registro.

Para uma organização se consolidar no mercado são necessários grandes investimentos na construção de sua marca, empresa ou produto, sendo de suma importância resguardar os seus direitos.

Uma vez registrada a marca, o processo tem 10 anos de validade e pode ser renovado por quantas vezes o proprietário quiser, tornando a marca um bem que pode durar para sempre. Marca registrada, para todos os efeitos legais, é considerada um bem, assim como um terreno.

Os interessados podem entrar em contato com a Agência de Inovação do Nutec pelo e-mail nit@nutec.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3101.2446.

Porque registrar?

  • A marca identifica o seu negócio e o diferencia dos demais para o público consumidor;

  • Proteção contra possíveis cópias;

  • Exclusividade do seu produto ou serviço;

  • Direito de impedir judicialmente o uso desautorizado da marca, reproduzida ou imitada;

  • Garantia de retorno nas negociações envolvendo a venda da marca, suas franquias ou licenciamentos.