Reunião Ordinária da Rede Nit no Nutec

29 de setembro de 2016 - 17:21

Reunião Ordinária da Rede Nit no Nutec

O objetivo foi estreitar relações entre os Nits para realizar a inovação colaborativa- a inovação que trabalha com parceria.

Representantes da Rede Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit/ CE) se reuniram hoje (29) no auditório da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) com os coordenadores dos Nits do estado incluindo, Nutec, IFCE, UECE, Embrapa e, em videoconferência, com o Nit de Sobral. O objetivo foi estreitar relações entre os Nits para realizar a inovação colaborativa- a inovação que trabalha com parceria. “ Se o Nutec quer desenvolver uma tecnologia, mas não tem toda a infraestrutura física ou de pessoal para isso, a ideia é firmar parcerias com os integrantes da Rede.” diz Silvanira Solsa, bibliotecária do Nutec.

Francisco das Chagas Magalhães salientou que a Rede Nit representa para o Nutec um portal para acesso à informações de alto valor agregado que podem remeter a ´projetos de inovação de interesse do Nutec e de suas partes interessadas.

Foi explanado que a Rede Nit Ceará terá um estande na feira da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Amprotec) com um banner interativo touch screen para divulgar os projetos dos parceiros. No evento, o Nutec exibirá uma pesquisa acerca da película solar fotovoltaica que poderão ser fixadas nos vidros traseiros e laterais dos veículos, objetivando oferecer proteção solar e gerar energia para o carro. A Película Solar Fotovoltaica Automotiva possui células fotovoltaicas que geram energia elétrica quando submetidas a irradiação solar.

O intuito dos pesquisadores é conseguir integrar a película à instalação elétrica padrão automotiva de corrente contínua para contribuir com a recarga da bateria e conseguir assim, redução do consumo de combustível -seja diesel, gasolina , etanol ou gás natural veicular -em cerca de 3% quando o carro está em funcionamento. A economia parece pequena, mas pode fazer uma diferença nos bolsos dos motoristas porque os pesquisadores trabalham, ainda, com a possibilidade de que, em um ambiente ensolarado, poderá haver a manutenção da recarga da bateria de acumuladores, mesmo quando o carro estiver desligado e estacionado.

Saiba mais sobre a Amprotec

Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 350 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos.

A trajetória da Anprotec está diretamente ligada ao desenvolvimento de incubadoras de empresas e parques tecnológicos brasileiros. A implantação desses ambientes em diferentes regiões disseminou a ideia do empreendedorismo inovador no país, desencadeando a consolidação de um dos maiores sistemas mundiais de parques tecnológicos e incubadoras de empresas. Atualmente, o Brasil conta com 369 incubadoras de empresas e cerca de 94 iniciativas de parques tecnológicos.

A Conferência será realizada entre os dias 17 e 20 de outubro, em Fortaleza (CE), no Centro de Eventos do Ceará.


Arinne Oliveira