Saúde mental dos colaboradores em foco

9 de maio de 2023 - 11:41 # #

Na manhã desta terça-feira (9), a equipe da Gerência de Pessoas do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) reuniu colaboradores para falar sobre saúde mental. Doenças mentais decorrentes do estresse no ambiente de trabalho foi o tema da palestra ministrada pelo psiquiatra Jean Lemos.

O evento é o segundo do ano voltado para o assunto. Em março, o Nutec recebeu a terapeuta Gabriela Koppes para um debate sobre estresse, depressão, ansiedade e autoconhecimento.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 15% dos trabalhadores adultos em todo o mundo vivem com um transtorno mental, e que condições  psicológicos são responsáveis por 37% dos afastamentos do trabalho. Já a Previdência Social afirma que no Brasil, só em 2021, mais de 75 mil pessoas se afastaram do trabalho por conta de depressão.

“Os números sobre o aumento de transtornos mentais decorrentes de ambientes de trabalho nocivos são alarmantes. A Gerência de Pessoas do Nutec está focada em promover mais eventos de conscientização e oferecer acolhimento aos colaboradores”, afirma Helanne Rocha, responsável pelo setor.

As últimas publicações da OMS sobre o tema recomendam o treinamento de gerentes para desenvolver habilidades para prevenir ambientes de trabalho estressantes e ajudar colaboradores em sofrimento.

Jean afirma que “é importante fazer parcerias com profissionais e implementar ideias que tragam integração da equipe, momentos que os profissionais possam ser ouvidos e aprender com palestras e dinâmicas”.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Jean Lemos (CRM 9328) é especialista em Psiquiatria (RQE 8435), com residência no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Atualmente atende nos municípios de General Sampaio ,Tejuçuoca e Itapajé.