Sebrae CE contrata consultoria do Nutec

5 de outubro de 2016 - 13:12

Sebrae CE contrata consultoria do Nutec

O valor total do contrato é de até R$ 300.000,00, totalizando 3600 horas de trabalho dos técnicos em todas as áreas do Nutec. Ambas as instituições não possuem fins lucrativos.

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram contrato para prestação de serviços do Nutec.“Esse encontro entre Nutec e Sebrae anima as empresas porque elas contarão com a força de duas instituições com alta expertise na oferta de serviços técnicas e tecnologias”, diz Francisco das Chagas Magalhães, presidente do Nutec.

Na agência de inovação, o Sebrae interessou-se pelos serviços de busca de anterioridade e acompanhamento do pedido para marcas, patentes e pedido de registro junto ao INPI. Do Laboratório Centro de Referência em Automação e Robótica – Centauro cogita laudos técnicos de equipamentos e processos industriais consultoria pesquisa e desenvolvimento assim como construção de robôs móveis para monitoramento, inspeção, manutenção de instalações públicas e industriais e controle de processos industriais e capacitação profissional.

Poderá ainda requerer a calibração de vários tipos de equipamentos no Laboratório de Medidas elétricas do Nutec tais como amperímetros, voltímetros, terrômetro, calibradores, dentre outros. No Núcleo de Materiais e Construção Civil serão feitos ensaios em concretos e argamassa, cimentos, aço, cal etc.No Laboratório de Referência em Biocombustíveis o Sebrae interessou-se pelos ensaios químicos e físico-químico em líquido de castanha de caju, óleos isolantes, biocombustíveis e óleos vegetais e minerais e da elaboração de projetos de pesquisas, desenvolvimento e inovação em biocombustíveis em parceria com instituições públicas e privadas

No Laboratório de química ambiental, ensaios químicos e físico-químicos em águas ensaios químicos e físico-químicos em efluentes industriais e sanitários para fins de caracterização e/ou controle da qualidade para lançamentos de corpos recptores monitoramento de águas subterrâneas para avaliação da salinidade monitoramento de águas tratadas e de esgotos sanita´rios tratados para avaliação da eficiência do tratamento apoio técnico as pesquisas de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior orientação de estágio supervisionado de alunos de cursos profissionalizantes e técnicos pesquisa e cooperação técnico-cienctifica.

Ensaios físico-químicos instrumentais como cromatografia gasosa e líquida, icp, fotometria e espectrofotometria para determinação de parâmetros de segurança em alimentos e água determinação de resíduos de agrotóxidos, conservantes e metais poderão ser feitos no Laboratório de Análises Instrumental de Alimentos.

No Laboratório de Físico-Químico de Alimentos podem ser feitos ensaios em proteínas, lipídios, carboidratos, umidade, ph, cálcio, ferro, sódio dentre outros. Já no Laboratório de Microbiologia serviços como microscopia de alimentos, ensaio para contagem total de bactérias, mofos e leveduras, coliformes totais e fecais e pesquisa de salmonelas poderão ser feitos.

Arinne Oliveira

Asscom