Secitece cria grupo de trabalho para estudar a doença da “Urina preta”

22 de outubro de 2021 - 12:04

Cientistas, coordenados pelo Nutec, vão estudar soluções para o enfretamento dessa síndrome ainda desconhecida

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, através do Nutec, criou um Grupo de Trabalho para estudar a doença da “urina preta” ou Doença de Haff causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui, o badejo e a arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão). O GT é formado por representantes da secretaria da Saúde, Lacen, da Universidade Estadual do Ceará, da Universidade Federal do Ceará/Labomar, da Aprece, Adagri, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Medicina Veterinária, do ITIC. São profissionais da Engenharia de Pesca, da Veterinária (piscicultura), Tecnologia de Alimentos, da Farmácia.

“Essa é uma doença que precisamos saber como enfrentar, um desafio para os cientistas, para a academia”, afirmou o secretário Executivo Carlos Décimo, que abriu os trabalhos do GT, ressaltando a importância de se encontrar caminhos e soluções para essa síndrome ainda desconhecida. Engenheiro de Pesca, Carlos Décimo entende a necessidade urgente de uma ação multidisciplinar, envolvendo atores de vários setores, para que juntos encontrem uma resposta para esse problema que vem preocupando a população.

O Grupo de Trabalho, que será coordenado pelas pesquisadoras Crisiana Nobre e Renata Oliveira, do Nutec, vai se reunir quinzenalmente e se alinhar a GTs já criados em outros estados brasileiros.

Fonte: Secitece