Secitece, SDE e Nutec promovem I Seminário Ceará Inova para debater Marco Legal da Inovação e Governança
25 de fevereiro de 2026 - 10:48 ##inivação #Nutec #Secitece #SDE #Tecnologia

O evento reunirá gestores e órgãos de controle nos dias 26 e 27 de fevereiro para fortalecer o ecossistema de inovação e o desenvolvimento econômico do Estado.
Com o objetivo de promover um diálogo qualificado sobre a aplicação prática do Marco Legal da Inovação, o Governo do Ceará realiza, nos dias 26 e 27 de fevereiro, o I Seminário Ceará Inova. O evento acontece no Auditório da Casa Civil, em Fortaleza, e é uma iniciativa conjunta da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec).
A proposta é reunir gestores públicos, órgãos de controle e representantes do ecossistema de inovação para discutir instrumentos jurídicos e normas operacionais que assegurem a efetiva implementação da legislação. A iniciativa busca fortalecer a governança, ampliar a segurança jurídica e estimular parcerias estratégicas entre poder público, universidades e setor produtivo.
Para o Diretor de Inovação do Nutec, o I Seminário Ceará Inova é “um chamado à articulação e à integração institucional e regional em torno de uma agenda comum de inovação. Queremos reunir os diversos atores do ecossistema para discutir o Marco Legal da Inovação, seus instrumentos e as ferramentas necessárias para operacionalizar a inovação no Estado. Vamos tratar de temas estratégicos como contratos públicos para soluções inovadoras, sandbox regulatório, o papel das fundações de apoio e das ICTs, além dos mecanismos de captação de recursos. Nosso objetivo é criar condições concretas para que a inovação aconteça de forma estruturada, segura e efetiva no Ceará, fortalecendo o desenvolvimento econômico e tecnológico do Estado”.
Além dos debates conceituais, o evento também abordará questões administrativas essenciais, identificadas em discussões preparatórias, como regras de execução financeira e prestação de contas de convênios, definição de tabelas de referência para hora-esforço (HH) e credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC).
Programação
Durante os dois dias, a programação contará com painéis temáticos que vão desde a inovação como estratégia de soberania tecnológica até desafios práticos relacionados às compras governamentais e à transferência de tecnologia.
26 de fevereiro (primeiro dia)
O foco será os desafios da legislação, as políticas de inovação nos contextos nacional e estadual e o papel da gestão pública na promoção da segurança jurídica. Participam instituições como PGE-CE, PGE-SP, MCTI, Funcap, TCE e Seplag.
27 de fevereiro (segundo dia)
O debate se concentra na implementação de normas municipais, nas compras governamentais — com apresentação do case EITA Recife —, no papel dos municípios na agenda de inovação e no acesso a recursos financeiros por meio de Finep, BNB e Embrapii. A programação será encerrada com discussões sobre a conexão entre ciência e indústria, com mediação do Senai e da UFC Inova.
Serviço
I Seminário Ceará Inova
– 26 e 27 de fevereiro de 2026
– Auditório da Casa Civil – Rua Silva Paulet, 400 – Meireles, Fortaleza
– Público-alvo: gestores públicos, órgãos de controle e atores do ecossistema de inovação.