Secretário Executivo da Embaixada do Brasil na China visita Nutec

21 de outubro de 2016 - 15:55

Secretário Executivo da Embaixada do Brasil na China visita Nutec

Em reunião com o presidente do Nutec, Francisco das Chagas Magalhães, o Secretário-Executivo da Embaixada do Brasil na China, Romero Maia Filho, forneceu o passo a passo para fechar negociações com o páis.

Superpopulação, quantidade de gênios e operários, sistema educacional, qualidade de produtos e estilo de gestão chineses foram assuntos que trouxeram, em um encontro, a China para mais perto do Ceará. A aproximação foi o objetivo de Francisco das Chagas Magalhães, presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará em reunião com o Secretário-Executivo da Embaixada do Brasil na China, Romero Maia Filho, nessa segunda-feira (28). Também participaram da reunião a diretoria do Nutec, Fundação vinculada à Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior do Governo do estado (Secitece).

O diplomata apresentou possibilidades de cooperação com a Universidade de Tsinghua, considerada a principal na área de tecnologia na China e fomentou parceria entre o Nutec e universidades públicas e particulares do estado.

Magalhães vislumbrou possibilidades de cooperação entre as instituições e citou, como exemplo, a tradição do Nutec em alianças internacionais e enfatizou a preocupação do órgão na área prioritária do estado- água e processos de dessalinização – assim como destacou o grande potencial no Ceará em energia solar.

Romero Maia explicou que a China interessa-se por esse tipo de parceria e exemplificou com o acordo já existente no Brasil com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Centro Brasil-China de Energias Renováveis- uma cooperação tecnológico-acadêmica voltada para a produção desse tipo de energia. O Embaixador citou, ainda, o trabalho na área de energias renováveis desenvolvido pela Universidade de Tsinghua – uma das 50 melhores do mundo – que tem, assim como o Nutec, projetos de pesquisa nas áreas de robótica, impressões em 3D e tecnologia da informação.

Magalhães concluiu o encontro convidando o diplomata para ser embaixador do Nutec na China. “Será uma honra” respondeu Maia.

Passo a passo para negociar com a China, segundo o Secretário:

  • Invista em qualidade: “Os chineses são desconfiados com o quesito qualidade.”

  • Prospecte parcerias: “ Com outras instituições que desenvolvem trabalho semelhantes e complementares”

  • Seja claro: “Nós, brasileiros, temos dificuldades de dizer quem somos. Um portfólio em português, no máximo, vira um livro de fotos. Apresente-se em inglês de forma bem estruturada.”

  • Mostre seu potencial: “ Invista tempo assitindo vídeos aprendendo como os chineses se vendem para o mundo. Eles mostram os pontos positivos do país, transmitem o que oferecem de forma objetiva e rápida. Os vídeos tem em média 3 minutos”.

  • Tenha paciência: “As negociações com os chineses podem levar muito tempo. Eles pesquisam muito, mas quando decidem, instalam-se em 6 meses.”

Arinne Oliveira

Asscom/Nutec

085989709124