Segunda edição da Feira do Conhecimento do Ceará ocorre no mês de novembro

5 de novembro de 2018 - 15:47 # # # #

A feira acontecerá entre os dias 21 a 24 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. Programação é totalmente gratuita

Robótica, jogos digitais, batalha de drones, casa inteligente, inovações científicas, mostra de tecnologias assistivas, sessões no Planetário Móvel, rodadas de negócios, são algumas das muitas atrações da segunda edição da “Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios”, que será realizada de 21 a 24 de novembro, das 9h às 20h, no Centro de Eventos do Ceará. A feira é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), e terá como tema: “A Ciência para a Redução das Desigualdades”.

Durante os quatro dias do evento, os visitantes vão poder conferir mais de 200 expositores que apresentam soluções tecnológicas para áreas fundamentais como saúde, energias renováveis e inclusão social. Além disso, terão a oportunidade de participar de 35 oficinas e 60 palestras sobre diversas temáticas, de acordo com o público e área de interesse, totalizando 260 horas de programação gratuita.

CIÊNCIA EM SHOW

Uma das principais atrações da feira é o projeto “Ciência em Show”, formado pelos físicos Wilson Namen, Gerson Julião e Daniel Ângelo, e da pedagoga Ana Ralston. O grupo, que desde 2000 viaja o Brasil promovendo shows e também realizando trabalhos na internet e na televisão, participa da solenidade de abertura do evento e promete ao público comunicar a ciência de uma forma descomplicada e descontraída.

ROBÓTICA

A robótica marcará presença na Feira do Conhecimento através da Batalha de Drones, onde os competidores terão que pilotar seus drones pelo trajeto marcado no menor tempo possível, enquanto disputam com um adversário, e o Campeonato de Robótica, que consiste em corridas e desafios de robôs divididas em três modalidades: Seguidor de Linha, Seguidor de Linha com Obstáculos e Estoura Bola. Não é exigido conhecimento prévio sobre robótica e não há limite de idade para participar.

EMPREENDEDORISMO

Os interessados na arte de empreender poderão assistir ao painel: “Por que grandes empresas de tecnologia apostam em empreendedorismo”, que será apresentado por representantes de grandes empresas de tecnologia a nível mundial, como a IBM, Microsoft e a Amazon. O painel ocorrerá no dia 22, às 17h30.

A programação da feira contará ainda com a 2° edição do Hackathon, onde os participantes desenvolvem projetos de start-ups, Game Jam, Festival de Jogos e Mostra de Tecnologias Assistivas, sessões no Planetário Móvel, Rodadas de Negócios, e muito mais!

A expectativa é reunir cerca de 10 mil pessoas, entre jovens empreendedores, empresários, estudantes, professores e pesquisadores, profissionais da área de tecnologia, gestores e comunidade em geral.

NOVO FORMATO

Em 2018, a Feira do Conhecimento ganha um novo formato para facilitar o acesso do visitante à sua área de interesse e favorecer o networking, a formalização de parcerias e a realização de negócios. Ocupando um espaço de 9 mil m2, no Pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará, a Feira será dividida em três grandes áreas:

* Tecnologia

* Inovação e Negócios

* Ciência

Cada área contará com uma estrutura própria para realização de atividades relacionadas à Ciência, Tecnologia e Inovação e Negócios.

CURADORIA

A Feira do Conhecimento contará com a curadoria de profissionais que são referência em suas áreas de atuação. Entre os nomes, estão Jurandir Picanço (Energias Renováveis), Vicenzo Pegado (Desenvolvimento de jogos), Izequiel Norões (Games), Anaxágoras Girão (Tecnologias Assistivas), Helena Serra Azul (Saúde), José Borzacchielo (Cidades), Luma Oliveira (Inclusão e Diversidade), Manuel Muniz (Hackathon) e Josete Sales (Educação).

COMO PARTICIPAR?

O público-alvo do evento é formado por jovens empreendedores, empresários, estudantes, professores e pesquisadores, profissionais da área de tecnologia, gestores e comunidade em geral.

O acesso do visitante à Feira é gratuito.

Para participar, basta preencher a ficha de inscrição disponível no site www.sct.ce.gov.br/feiradoconhecimento e retirar sua credencial na secretaria do evento. A participação nas diversas atividades disponíveis na programação do evento também é gratuita, mas está sujeita a lotação máxima de cada local.

MAIS INFORMAÇÕES

SECITECE – (85) 3101-6466 / 6469

 

Feira do Conhecimento 2018: O maior evento de popularização da ciência do Norte/Nordeste