Nutec compõe programação da Semana do Alimento Orgânico 2019

23 de maio de 2019 - 13:53 # # # #

No próximo dia 27 de maio, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançará a 15 ª edição da campanha nacional “Produto Orgânico – melhor para a vida”. Realizada anualmente na última semana de maio, a campanha 2019 tem como tema “Qualidade e saúde: do plantio ao prato”. A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) compõe a programação do dia 30 de maio, com atividades no auditório Telmo Bessa.

Um dos principais objetivos da campanha é informar ao consumidor sobre como reconhecer o produto orgânico nos locais de comercialização e estimular que ele participe no controle da qualidade orgânica, melhorando a relação de confiança com os produtores.

Segundo a coordenadora do Laboratório de Química Instrumental do Nutec, Crisiana Andrade, o Nutec atua na campanha desde 2017, quando apresentou os seus trabalhos desenvolvidos relacionados ao tema na abertura da campanha. A pesquisadora ainda explica que a Fundação também integra a Comissão da Produção Orgânica do Estado – Cporg-Ce e possui expertise em análises laboratoriais para o controle de qualidade de alimentos e realiza pesquisas direcionadas para alimentos oriundos de cultivo orgânico.

A programação no Nutec inicia às 9h, no dia 30 de maio e o evento é aberto ao público. Confira!

Local: Nutec – Auditório Telmo Bessa – Fortaleza-CE.


9h – Abertura.


9h10 às 10h – Painel: Circuitos de Feiras Agroecológicas e Artesanatos: A Experiência de Construção Social do Mercado de Orgânicos pela Agricultura Familiar em Caucaia-CE
Expositor: Clarício Santos – Economista, Técnico Aposentado do FUNDECI/BNB, Coordenador da Rede de Quintais Coletivos Agroecológicos e Presidente do Centro de Pesquisa e Produção em Agroecologia e Economia Solidária – CEPPAES.
Expositora: Joselina Lima – Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Caucaia-CE – SMDS.


• 10h às 10h50 – Mesa-Redonda: Lei dos Produtos Artesanais e sua Relação com a Certificação Orgânica
Mediadora: Crisiana Andrade – Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC.
Mediadora: Mayra Garcia – Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC.
Mediador: Eduardo Barbosa – Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará – SDA-CE.
Mediador: Hermínio Moreira – Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC.
Mediador: Adriano Custódio – MAPA.
Mediadora: Adriane Paixão – Comissão de Inspeção e Vigilância Sanitária de Produtos de Origem Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV/CE.


10h50 às 11h30 – Oficina de Compostagem Doméstica – Roani Simões Veras – Engenheiro-Civil e Mestre em Saneamento Ambiental.


12h – Encerramento.

 

Confira a programação completa de cada estado aqui