Semana do Meio Ambiente tem programação especial no Nutec

5 de junho de 2019 - 14:46 # # # #

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) realizou nesta terça-feira (04) uma programação voltada para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com palestras e oficinas, o evento teve com o objetivo expandir o conhecimento dos colaboradores da instituição e conscientizar sobre a importância da responsabilidade com o Meio Ambiente.

“É importante promover este tipo de evento para os colaboradores da instituição. Hoje, Meio Ambiente é sinônimo de preservação e esse é o intuito. Precismos do engajamento de todos para enfrentarmos os problemas ambientais”, afirmou o presidente do Nutec, Francisco Magalhães, ao abrir o evento no auditório da Fundação.

A primeira palestra foi ministrada pelo coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse), Dr. Ari Clecius, que explanou sobre as ações da Agenda Ambiental de Administração Pública (A3P) no Nutec. “O nosso trabalho é contínuo e precisa a adesão de todos os colaboradores para que as atividades programadas sejam efetivas”, afirmou. O Nutec assinou o termo de adesão à A3P em julho de 2018. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

A Agente de Propriedade Intelectual da instituição, Gerlane Lima, abordou a iniciativa “Papel Bem Administrado É Do Nosso Agrado”, submetida por ela e selecionada e divulgada no site do Programa A3P. “O Nutec implementou uma série de ações para reduzir o uso do papel. A principal é o rastreamento da real necessidade de impressões e da reutilização como rascunho, blocos de anotação ou envio à reciclagem”.

 

O Nutec desenvolve projetos na área de meio ambiente, visando a preservação e o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado. Entre as suas iniciativas, a coordenadora do Laboratório de Química Ambiental, Dra. Erika Sampaio, apresentou os trabalhos realizados no laboratório para o reúso e aproveitamento de águas.

A engenheira ambiental do Larse, Patricia Mendes mostrou os resultados da campanha “Adote uma Caneca”, criada em 2017 pelo laboratório para reduzir o consumo de copos descartáveis na instituição. O Nutec deixou de consumir 83.300 copos descartáveis por ano, o que significa uma economia de R$ 3.332,00.

Os estagiários do Larse e alunos da da Universidade Federal do Ceará (UFC), Davi Belezia e Rodrigo de Lima, apresentaram o projeto “Verde Esfera”. Trata-se de um programa para recolher lixo de espaços públicos e dar o destino correto. Segundo Rodrigo, em meia hora de trabalho, com apenas 12 pessoas, coletaram 3 garrafas cheias de bitucas de cigarro. “As pessoas não percebem o risco ambiental que esse descarte incorreto representa. Para se ter uma ideia, o tempo de decomposição de uma bituca de cigarro pode chegar a até cinco anos, principalmente se for jogada no asfalto”, concluiu. Davi explica que o objetivo do projeto é educação: ” Nós queremos sensibilizar as pessoas para mudarem seus hábitos e se responsabilizarem pelo lixo que descartam”.

Organizadores do projeto Verde Esfera: Letícia Medeiros, Davi Belezia e Rodrigo de Lima.

Para finalizar o evento, o engenheiro civil Roani Veras realizou a oficina de compostagem doméstica, mostrando que é possível dar um destino para os resíduos orgânicos. “A compostagem doméstica pode ser feita também por quem não tem quintal. Não precisa de um espaço muito grande e você pode produzir matéria orgânica para adubar hortas e plantinhas em vasos”, explicou Roani.

O Nutec tem o compromisso assumido com a ética ambiental, e desta forma atua no desenvolvimento de soluções para as políticas públicas de recursos hídricos, resíduos sólidos, energias renováveis, entre outras, proporcionando novos cenários envolvendo sociedade, meio ambiente e desenvolvimento econômico.