Seminário Gestão de Resíduos Sólidos em Quixeré

14 de maio de 2018 - 16:05

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará- Nutec através do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes – Larse Participou do Seminário Gestão de Resíduos Sólidos, em Quixeré. O seminário discutiu os desafios das cidades do Vale do Jaguaribe na implantação da gestão de resíduos sólidos e de educação ambiental a partir de caso de sucesso e propostas de desenvolvimento para o território


Com foco no desenvolvimento social, ambiental e econômico das regiões onde está presente, a Cimento Apodi realizou na quarta-feira – 9 de maio – no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em Quixeré, o “Seminário Gestão de Resíduos Sólidos: os desafios das cidades do Vale do Jaguaribe”. O evento foi gratuito, aberto à participação de todos da região e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Ceará, Artur Bruno, do prefeito de Quixeré, Francisco Raimundo Santiago Bessa, e do diretor industrial da Apodi, João Butkus.

O seminário visa contribuir com a gestão de resíduos sólidos da região, com o apoio da Prefeitura Municipal de Quixeré e do Governo do Estado do Ceará. Para o gerente de fábrica, Fábio Martins, as discussões do evento devem colaborar para o desenvolvimento de ações relacionadas à gestão de resíduos, fomentando a educação ambiental e a troca de experiências a respeito da temática.

Durante o evento foi apresentado o caso de sucesso do município de Crateús na gestão de resíduos, mesa redonda sobre a temática abordada e espaço para debates entre os participantes.

Sobre a Cimento Apodi: 

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pelo Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção com mais de 110 anos de experiência na área industrial com sede na Grécia, e pela participação societária da família Dias Branco.

Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha em Quixeré, mesorregião do Jaguaribe e uma moagem de processamento, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Ao todo, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano. A Companhia conta ainda com três centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e onze Centros de Distribuição (CD’s) posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes.


Confira a programação completa:

13h15 às 13h45 – Credenciamento

13h45 às 14h – Abertura

Governo do Estado do Ceará

Artur Bruno, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMA                                     Prefeitura de Quixeré

Francisco Raimundo Santiago Bessa, prefeito

Companhia Industrial de Cimento Apodi

João Butkus Filho – diretor industrial da Cimento Apodi

14h às 14h40 – Caso de Sucesso: “A experiência de Crateús na Gestão de Resíduos Sólidos”

Wanderley Marques de Sousa – mentor do Programa de Coleta Seletiva; graduado em Biologia e Química (UECE); pós-graduado em Biologia e Química (URCA), em Psicopedagogia (URCA) e em Educação Ambiental (UECE).

14h40 às 15h – Debate

15h15 às 16h30 – Mesa Redonda: Contexto Atual, Tecnologias e Perspectivas Futuras da Gestão de Resíduos no Vale Jaguaribe

Artur Bruno, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA)

Fábio Martins, coordenador do Comitê de Sustentabilidade do Vale Jaguaribe e gerente de fábrica da Cimento Apodi

Ari Clecius, gerente do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse) do Nutec

16h15 às 16h30 – Debate

16h30 às 17h – Comitê de Sustentabilidade do Vale Jaguaribe – Proposta de Desenvolvimento para o Território

Fábio Martins – coordenador do Comitê de Sustentabilidade do Vale Jaguaribe e gerente de fábrica da Cimento Apodi

17h às 17h30 – Proposta Piloto de Educação Ambiental do Subcomitê de Resíduos Sólidos

Prefeitura de Quixeré, FUNCEPE, Cimento Apodi e Associação dos Catadores

17h30 – Encaminhamentos

18h – Encerramento

 

Fonte: Ceará Pop Marketing