Sessão solene comemora os 40 anos do Nutec

11 de dezembro de 2018 - 08:58 # # # #

 

 

Os 40 anos de fundação do Núcleo de Tecnologia Industrial (Nutec) serão celebrados em sessão solene, às 18h desta terça-feira (11/12), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. A solenidade atende a solicitação dos deputados Mirian Sobreira (PDT) e Carlos Felipe (PCdoB).

Para Carlos Felipe, o órgão desenvolve um trabalho essencial de promoção de estudos tecnológicos que resultam em assistência capacitada para o nosso Estado. “Os estudos do Nutec propiciam um serviço de assistência ao sistema produtivo do nosso Estado, sendo ferramenta de total importância para o desenvolvimento do Ceará”, ressalta.

Em 1977, a Secretaria de Indústria e Comércio do Governo do Estado realizou uma pesquisa para diagnosticar as necessidades tecnológicas industriais do Ceará nas áreas de manutenção; controle de qualidade; treinamento de pessoal; transferência de tecnologia; pesquisa aplicada e consultoria.

A partir desses estudos, foi enviado um plano diretor ao governador do estado do Ceará, justificando a necessidade da criação do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará e definindo os programas prioritários: Programa de Assistência Técnicas às Indústrias; Programa de Treinamento; Programa de Ensaios Tecnológicos e Programa de Pesquisas e Projetos.

Serão homenageados durante o evento o ex- presidente e fundador do Nutec, Ariosto Holanda; o ex-senador Inácio Arruda (PCdoB); o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Beto Studart; o reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Holanda Campos; o advogado Quintino Barreto; o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcisio Pequeno; a secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Nágya Drumond e o presidente do Nutec, Francisco das Chagas Magalhães.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa