Silas de Alencar toma posse como diretor-presidente do Instituto Centec

2 de agosto de 2017 - 12:04

A solenidade foi presidida pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda

Na manhã desta terça-feira (1/8) o presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães, esteve na cerimônia de posse do novo diretor-presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), o engenheiro agrônomo Silas Barros de Alencar. O evento, realizado na sede do Instituto, contou com a presença de autoridades, funcionários e familiares.

Em seu discurso, Silas de Alencar pediu a contribuição de todos na construção de um Centec mais forte. “Hoje assumo uma grande responsabilidade. Estou seguro do compromisso de fazer diferente, ampliando a responsabilidade do Centec e o respeito para com a sociedade cearense. Tenho plena convicção de que não farei isso sozinho e vocês serão parte desse importante compromisso que nos foi concedido pelo Governo do Ceará, através da Secitece, na pessoa do nosso secretário Inácio Arruda”, reforçou o novo diretor-presidente.

Silas de Alencar é funcionário de carreira do Centec e assume a presidência por um mandato de dois anos, podendo ser prorrogável por mais dois anos. “Aprendi a amar o Centec desde o dia 20 de março de 2000, quando me apresentei para ser professor na unidade de Juazeiro do Norte, hoje Fatec Cariri”, contou em seu discurso.

O novo diretor-presidente substitui o engenheiro Francisco Lopes Viana, que, segundo Inácio Arruda, assumiu o Centec em uma situação de muita dificuldade. “Viana conduziu o Instituto na fase mais difícil, de turbulência em todo o País”, reconheceu o secretário.

Inácio aproveitou para transmitir os cumprimentos do governador Camilo Santana e parabenizar Silas, “que com simplicidade e competência angariou o respeito e a admiração de todos”. Ele também enfatizou que o cenário ainda é de crise a nível nacional e nos estados, mas Silas tem a capacidade para fazer avançar essa instituição.

O secretário lembrou do legado deixado por Ariosto Holanda no Centec e contextualizou o momento atual, em que o Estado dispõe das EEEPs e dos institutos federais e os CVTs se transformam em centros de formação tecnológica para se adequarem à nova realidade do Ceará. “Temos que ter ousadia, criar, fortalecer parcerias e nos irmanar com instituições como Nutec, Uece, Ematerce, Etice e Faec. Vamos trabalhar em equipe e dialogar. Silas, a sua vitória é a vitória de cada um de nós”, disse Inácio ao novo diretor-presidente do Centec.

Participaram da solenidade de posse o reitor da Uece, Jackson Sampaio; o presidente da Ematerce, Emanuel Marques; o presidente da Faec, Flávio Saboya; o secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, e a secretária executiva, Nágyla Drumond, além de prefeitos e representantes dos CVTs, CVTECs e Fatecs.

Assessoria de Comunicação da Secitece