Site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 está no ar

9 de setembro de 2013 - 13:17

Está no ar o hotsite da edição 2013 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). No espaço virtual disponibilizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o público pode ter acesso a informações diversas sobre o evento, obter o contato das coordenações regionais, além de vídeos e curiosidades sobre o mundo da ciência. Instituições parceiras também já podem registrar a sua participação e as atividades programadas para a 10ª SNCT, que ocorrerá entre 21 e 27 de outubro.

No menu superior do novo site ( http://semanact.mct.gov.br/ ), o visitante pode conferir o histórico de edições anteriores, saber como participar e conhecer os coordenadores locais de seu estado e seu município. No primeiro submenu também estão disponíveis para download a arte e os materiais de divulgação da SNCT 2013, além de cartilhas pedagógicas e científicas sobre temas diversos. O usuário pode, ainda, ter acesso a links que permitem conhecer iniciativas semelhantes em outros países, entre outras curiosidades.

Na página também é possível saber notícias da semana nacional, onde os parceiros envolvidos divulgarão as ações programadas para cada localidade. E no submenu “Ciência no Brasil” o usuário pode conhecer um pouco sobre os cientistas brasileiros e acessar o site A Ciência que Eu Faço, que apresenta uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, com abordagem sobre pesquisas e depoimentos de personalidades de destaque do meio científico.

Sobre a Semana

A SNCT é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do (Secis) do MCTI e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T).

Desde 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem registrado participação crescente de instituições de pesquisa, de ensino e municípios. Em 2012, foram contabilizadas no próprio site do evento mais de 28 mil atividades; um recorde de ações e também de participação, com o envolvimento de 911 instituições espalhadas por 722 cidades brasileiras.

Como acontece a cada ano, as ações são promovidas em torno de uma temática de importância social. A edição 2013 abordará “Ciência, saúde e esporte”. O tema está em sintonia com os grandes eventos esportivos realizados ou previstos para acontecer no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

O trinômio que compõe o tema é representado no material de divulgação com a fotografia de um salto de alta performance da ex-ginasta brasileira Daiane dos Santos sobreposta à imagem do homem vitruviano – conceito de proporções perfeitas – ilustrado pelo artista renascentista italiano Leonardo da Vinci.

Na avaliação do ministro Marco Antonio Raupp, a abordagem se torna ainda mais relevante num momento em que o país está no centro das atenções do esporte mundial. “As atividades vão mostrar como saúde, ciência e tecnologia têm hoje papel essencial nesse domínio, particularmente nas modalidades de alto desempenho”, adianta.

A Semana no Ceará

A SNCT é coordenada no Ceará pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Em Fortaleza as atividades estarão concentradas na Arena Castelão, de 21 a 24 de outubro, sempre de 8h às 17h. A ideia é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em ações que envolvam esporte, ciência e saúde, mostrando ao público como a ciência e a tecnologia são hoje elementos essenciais no domínio esportivo.

O Estado tem sido destaque em todas as edições do evento. No ano passado, foram 1.220 ações desenvolvidas, recorde de atividades. A exposição na praça Luiza Távora recebeu cerca de 5 mil visitantes, com destaque para os estudantes de escolas públicas e particulares.

A InfoBrasil a partir deste ano, passa a integrar as atividades da SNCT. A InfoBrasil acontecerá durante a SNCT, entre os dias 22 a 24 de outubro de 2013, no Centro de Cultura e Artes da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza, com o tema geral “Tecnologia, Criatividade, Inovação e Negócios”.

Programação Preliminar SNCT 2013
Período: 21 a 24 de outubro de 2013
Horário: 9h às 17h
Local: Arena Castelão – Fortaleza

21/10, segunda-feira
9h – Solenidade de Abertura
9h15: Apresentação da Seleção Cearense de Ginástica Rítmica
9h30: Bate Papo com a atleta Shelda Bede, jogadora de vôlei de praia com 900 mais de vitórias e 100 títulos.
10h30: Visita a Exposição SNCT 2013 e visitas guiadas ao Castelão

Oficinas (de segunda à quinta)
10h* e 14h: Aulão de Ginástica (*exceto no dia da solenidade de abertura) 11h e 15h: Oficina de Nutrição

Exposição (de segunda à quinta)
9h às 17h
– Ciência Itinerante
– Inovações tecnológicas na Arena Castelão e Vila Olímpica
– Corpo saudável: prestação de serviços de saúde como aferição de pressão, glicemia e IMC
– Mostra de Games
– Iniciação Científica
– Exposições de instituições estaduais sobre iniciativas relacionadas à ciência, saúde e esporte

Com informações da Assessoria de Comunicação do MCTI

Fonte: SECITECE