Combate à seca conta com a participação do Nutec
30 de abril de 2017 - 23:50
Situação do abastecimento de água dos municípios cearenses foi destaque
O Comitê Integrado de Convivência com à Seca tem realizado reuniões para planejamento de ações diversas para o combate da estiagem no estado e suas consequências. A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) tem acompanhado o processo para colaborar com ideias, pesquisas e técnicos que possam dar suporte na execução de intervenções que tragam resultados positivos em zonas de seca profunda.
O último encontro, realizado no dia 24 de abril, apresentou dessanilizadores importados de Israel a serem utilizados pelos municípios cearenses. Para isso haverá ações de treinamento, reconhecimento da tecnologia e levantamento de dados para estabelecer quais prefeituras receberão os equipamentos, baseando-se em dados fornecidos pelos órgãos públicos parceiros e outras informações a serem levantadas.
A aproximação entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) e outros órgãos como o Nutec pode trazer experiências positivas, investimentos, técnicas e conhecimentos que tem potencial para mitigar uma série de problemas em decorrência da estiagem, por exemplo, a baixa produtividade agrícola, ineficiência energética, hídrica, riscos com agrotóxicos e subdesenvolvimento.
O Nutec conta com especialistas e laboratórios que trabalham a pauta da sustentabilidade, que acabam perpassando direta e indiretamente a questão dos recursos hídricos, de forma que a fundação possa acrescentar mais um olhar sobre essa questão, fazendo com que o Ceará possa gerir sua água de maneira mais eficiente, ecologicamente correta e com alta tecnologia empregada em seus processos.
O objetivo de criar cada vez mais conexões entre as entidades do governo é facilitar o fluxo de informações e soluções a serem aplicadas para resolver o problema da seca, que sejam de baixo custo, rápidas, com segurança e que consigam se perpetuar no decorrer do tempo.
Comitê da Seca
No mês de maio o Comitê Integrado de Convivência com à Seca completa 5 anos de existência. Desde o início do ano algumas reuniões itinerantes estão acontecendo. O comitê já chegou em Quixadá, Morada Nova e Pedra Branca. O próximo município que sediará o comitê será Iguatu, no dia 22 de maio.
Assessoria de Relações Institucionais (Assin)
Assessoria de Comunicação (Asscom)
Rainer Lima Leal Fone: (85) 3101.6925