SNCT 2013 – Esporte, Ciência e Saúde juntos na Arena Castelão

3 de outubro de 2013 - 14:16

Por que o aumento da altitude interfere no desempenho dos atletas? Como a ciência explica a influência de um bom calçado para o sucesso numa corrida de rua? O que está por trás das tecnologias a serem aplicadas na Copa de 2014?

As questões acima comprovam a existência de uma relação direta entre Ciência, saúde e esporte. A proximidade das três áreas estará no foco da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 – evento que acontecerá em todo o Brasil e que no Estado terá suas atividades concentradas na Arena Castelão, em Fortaleza, dos dias 29 de outubro a 1º de novembro.

A SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. No Ceará, é o Governo do Estado que coordena as atividades, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Na avaliação do ministro Marco Antonio Raupp, o tema “Ciência, Saúde e Esporte” torna-se ainda mais relevante num momento em que o país está no centro das atenções do esporte mundial. “As atividades vão mostrar como saúde, ciência e tecnologia têm hoje papel essencial nesse domínio, particularmente nas modalidades de alto desempenho”, adianta.

O uso da Ciência para potencializar o sucesso dos jogos está cada vez mais presente nos esportes. “Em um jogo de vôlei, por exemplo, enquanto o ginásio torce, os atletas analisam o melhor ângulo para a trajetória da bola durante um saque”, explica Francisco Carvalho, coordenador da Semana no Ceará.

Programação na Arena Castelão
As atividades na Arena Castelão serão realizadas dos dias 29 de outubro a 1º de novembro, sempre das 9h às 17h. No local, uma exposição será montada com objetivo de mostrar aos visitantes curiosidades e as últimas novidades que explicam a atuação da Ciência na saúde e no esporte. Além disso, haverá equipes dando orientações para uma vida saudável e aulas de ginástica.

Além da Secitece, que coordena as atividades, participam da Semana deste ano as secretarias estaduais da Saúde (Sesa), Esporte (Sesporte), Educação (Seduc) e a Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa). Estarão presentes na exposição relacionando Ciência, saúde e esporte ainda a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade de Fortaleza (Unifor), o Instituto Centec e Cagece.

O projeto Ciência Itinerante – uma das estratégias da Secitece para a popularização da Ciência e Tecnologia no Ceará fará demonstrações nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, aliando o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando a gosto pela Ciência.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) realizará uma Mostra de Games, com os professores do curso superior de Sistemas e Mídias Digitais demonstrando de que forma a Ciência e a Tecnologia podem ajudar na diversão. No local, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explicará como se dá a influência do tempo e do clima no desempenho esportivo.

Abertura terá atleta Shelda
A palestra de abertura da SNCT, no dia 29 de outubro, será proferida pela atleta Shelda Bede, jogadora de vôlei de praia com 900 mais de vitórias e 100 títulos.

Para o secretário da Secitece, René Barreira, a ideia é popularizar a Ciência, relacionando-a com outras áreas. “Queremos mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em ações que envolvam esporte, ciência e saúde, mostrando ao público como a ciência e a tecnologia são hoje elementos essenciais no domínio esportivo”, explica.

O Estado tem sido destaque em todas as edições do evento. No ano passado, foram 1.220 ações desenvolvidas – recorde de atividades. A exposição na praça Luiza Távora recebeu cerca de 5 mil visitantes, a maioria estudantes de escolas públicas e particulares.

Confira a programação da SNCT 2013:
Período: 29 de outubro a 1º de novembro de 2013
Horário: 9h às 17h
Local: Arena Castelão – Fortaleza

29/10, terça-feira
9h: Solenidade de Abertura
9h15: Apresentação da Seleção Cearense de Ginástica Rítmica
9h30: Bate Papo com a atleta Shelda Bede, jogadora de vôlei de praia com 900 mais de vitórias e 100 títulos.
10h30 às 17h: Visita a Exposição SNCT 2013 [ Tecnologias usadas para Copa 2014 | Maquete Vila Olímpica | Projeto Ciência Itinerante | Orientações de saúde e corpo saudável | Influência do tempo e clima nos esportes | Mostra de Games | Iniciação Científica ]

30/10 a 1°/11, quarta a sexta-feira
9h às 17h: Exposição SNCT 2013 [ Tecnologias usadas para Copa 2014 e inovações na Arena Castelão | Maquete Vila Olímpica | Projeto Ciência Itinerante | Orientações de saúde e corpo saudável | Influência do tempo e clima nos esportes | Mostra de Games | Iniciação Científica ]
10h e 14h: Aulão de Ginástica
11h e 15h: Oficina de Nutrição

Instituições participantes: Secitece, Secopa, Sesa, Sesporte, Seduc, Uece, UFC, Unifor, Centec, Cagece e Funceme.

Fonte:
Assessoria de Comunicação da Secitece: (85) 3101-6466