Startups do Instituto Atlântico são selecionadas para o programa de incubação do Nutec

17 de maio de 2021 - 13:31 # # # # #

 

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Instituto Atlântico e ICC Biolabs, desenvolveu o Programa em Rede de Apoio à Incubação e Aceleração (PRAIA). O Praia visa apoiar startups a superar os principais desafios, crescer de forma acelerada e ganhar escala, oferecendo uma rede de mentores, conexões com o mercado e potenciais investidores, através de uma metodologia pautada na concepção de “coaceleração” formada por uma rede de atores que pode influenciar e contribuir com o ecossistema local.

No início do mês de maio, 3 startups formadas por colaboradores do Instituto Atlântico foram selecionadas para ingressar no programa de incubação do Nutec “Você, empreendedor!”. Printese, MetricDev e EnergyGrid terão a oportunidade de participar de todos os ciclos, vivenciando oportunidades para desenvolver ideias e conquistar o mercado.

Para Michela Jácome, coordenadora de Empreendedorismo e Inovação no Nutec, a instituição é um ator-chave para o ecossistema de inovação e empreendedorismo no Ceará. “O Nutec possui a expertise no processo de incubação de startups e essa experiência pode proporcionar um ambiente de múltiplas conexões e fomentar o comportamento e o perfil dos empreendedores. Assim, essa simbiose do ecossistema de inovação é uma base para o crescimento sustentável da economia do Estado”, afirma.

Startups

Printese – formada por Paulo Abner, Arthur Bastos e André Pedro
O processo tradicional de confecção de órteses AFO demanda tempo, deslocamentos e alto custo para confecção. Para reduzir tudo isso e ajudar os pais de crianças portadoras de paralisia cerebral que fazem uso de órtese do tipo AFO, a Printese desenvolveu um sistema que recebe imagens da perna, do tornozelo e do pé da criança, analisa e modela uma malha tridimensional da órtese adequada. Após esse processo, essa malha é impressa em impressora 3D, com materiais que garantem a qualidade da órtese.

MetricDev – formada por André Campos, Daniel Lopes e Sandy Campos
O MetricDev é uma ferramenta capaz de fornecer a visão adequada das habilidades de cada colaborador de acordo com o seu papel dentro da organização (gestor, executivo, líder, team member etc.) através de dashboards, relatórios, análise de contribuições em ferramentas de apoio ao desenvolvimento como Github e de gestão de tarefas como Jira, Trello, Zendesk e Salesforce. Utilizando inteligência artificial e ciência de dados para sugerir formação de times (pessoas que irão compor o time), trilhas de capacitação e promoções.

EnergyGrid – formada por Asley Batista e Germana Batista
Consiste numa solução de monitoramento, controle e gestão do consumo de energia elétrica, com foco no apoio à gestão da tomada de decisão, evitando desperdício (eficiência energética) e pagamento de multas. A solução ainda contará, com uso de Inteligência Artificial para o mapeamento de perfis de consumo por linha de negócio, para gerar insights de redução de consumo e/ou custos com energia elétrica.

A solução está baseada:
● Solução Web e Mobile
● Dashboard de Gestão
● Integração com Medidores de Energia
● Inteligência Artificial